09/04/20

Universitária Entrevista #48 – Rafael Zambelli (Pão de Açaí)

A união de componentes não prejudicou as características tecnológicas do pão, como volume, simetria e estrutura porosa de miolo (Foto: Reprodução/UFCTV)

Se tem um alimento que está presente na mesa dos brasileiros e faz sucesso entre pessoas de várias gerações, esse alimento é o pão. Agora, imagine unir o pão com uma fruta típica dos estados do Norte do País: o açaí. Foi o que fez os pesquisadores do Laboratório de Tecnologia de Cereais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Eles resolveram juntar os nutrientes dos dois alimentos para criar o Pão de Açaí, que contou ainda com uma porcentagem de quitosana, substância que impede a gordura de ser absorvida.

Lançada em 2017, a pesquisa foi coordenada pelo professor da UFC Rafael Zambelli. Em uma conversa descontraída no podcast Universitária Entrevista, o professor explica como surgiu a ideia de fazer esse pão, quais as vantagens desse alimento para as pessoas e como o  produto foi bem recebido pelos cientistas internacionais, já que o Pão de Açaí recebeu o prêmio de Melhor Apresentação Oral em congresso na Malásia.

Ouça o podcast* com o professor Rafael Zambelli:

*Esse podcast foi gravado nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 13 de março  de 2020.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Apresentação: Carolina Areal e Fabrício Girão
> Edição: Carolina Areal