25/10/23

Festival Irradia inicia transmissões de rádio arte neste domingo (29)

O duo experimental Fronte Violeta integra a programação (Foto: Reprodução/Patch Notes/Pedro S. Küster)

Evento radiofônico é uma parceria entre projetos das emissoras ligadas à UFC e à UFES. Mais de 90 obras de artistas do Brasil e do mundo serão apresentadas em Fortaleza-CE e Vitória-ES

O Festival Irradia começa a transmitir, a partir deste domingo (29/10), uma programação especial composta de mais de 90 obras de arte sonora. Mais de vinte horas de produção artística serão veiculadas na Rádio Universitária FM 107,9, em Fortaleza-CE, e na Rádio Universitária FM 104,7, em Vitória-ES. A rádio arte é uma prática criativa que explora o potencial do rádio como meio para a arte, com ênfase na experimentação.

Nesta primeira edição do Festival Irradia, produções de artistas locais destacam-se entre obras de todo o Brasil e de outros países — especialmente os sul americanos, como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Venezuela e Colômbia. Também se observa a participação tanto de artistas consagrados quanto de estudantes. Muitos trabalhos são desdobramentos de estudos em nível de graduação e pós-graduação. A programação conta ainda com produções de outras rádios educativas e culturais brasileiras, como a Rádio da Universidade, da UFRGS, a mais antiga emissora universitária do país.

A apresentação das obras no festival Irradia acontecerá de forma diferente nas duas emissoras parceiras. Em Fortaleza-CE, a RUFM 107,9 transmitirá a seleção ao longo de dois domingos, nos dias 29 de outubro e 05 de novembro, a partir das 15h (UTC -3). Já em Vitória-ES, a RUFM 104,7 vai apresentá-las no programa Bandejão, às quartas-feiras, no horário das 13h (UTC -3). Na capital capixaba, as obras irão ao ar ao longo de várias semanas, a partir do dia 1º de novembro.

Além da transmissão hertziana, também será possível acompanhar a transmissão online ao vivo de Fortaleza, pelo player no site www.irradiafestival.com, ou pelo app Rádio Universitária FM 107,9 para celular (iOS e Android)

O Festival Irradia apresentará peças de rádio arte, incluindo paisagem sonora, arte acústica, poesia sonora/fonética, além de propostas inovadoras de programas de rádio, rádio documentário e rádio drama, entre outros experimentos com sons de diversas naturezas. A iniciativa é resultado de parceria entre projetos de extensão desenvolvidos nas emissoras ligadas à Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Festival Irradia

Dias 29/10 e 05/11, das 15h à 01h, na Rádio Universitária FM 107,9, em Fortaleza-CE
Às quartas, a partir de 01/11, às 13h, na Rádio Universitária FM 104,7, em Vitória-ES
Programação completa: www.irradiafestival.com