05/02/15

A Rádio

A Universitária FM segue a sua missão de levar a educação não formal e a produção cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC) à comunidade. A emissora foi inaugurada no dia 15 de outubro de 1981, sendo um dos mais importantes projetos da gestão do reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto. Em sua trajetória, a Universitária FM se tornou uma das emissoras públicas de maior prestígio e credibilidade no Brasil.

Um dos maiores impactos da rádio na época de sua fundação foi a implementação de uma programação jornalística em FM, com os jornais Almanaque, às 7h da manhã, Meio-dia de Notícias, às 11h30, e Jornal da Noite, às 22h. Hoje, com a saída desses programas, a emissora se orgulha em produzir o Jornal da Universitária, veiculado às 11h, e os programetes jornalísticos Universitária Informa, UFC Notícia e Agenda, que entram no ar em vários horários da programação.

Ainda no âmbito do jornalismo radiofônico, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da UFC, a Universitária FM também veicula o Jornal da Educação, às 12h30, e o Rádio Debate, às 11h30, um dos mais respeitados programas de debates do Ceará, que foi apresentado pelo professor Agostinho Gósson (1953-2015) por mais de 15 anos e que, atualmente, tem a apresentação do jornalista Marcos Robério.

No que diz respeito à linha musical, a Universitária FM se consolidou na conjuntura do início da década de 1980, quando emissoras comerciais destinavam seus espaços a canções essencialmente internacionais. Em contraste a esse contexto e reafirmando sua missão, a sonoridade da emissora deu enfoque a composições brasileiras, especializando-se mais ainda na produção nordestina e cearense.

Atualmente, a Rádio tem a honra de produzir programas já consagrados no universo musical cearense, como Brasil em Todos os Tempos, Reouvindo o Nordeste, Música Erudita e Pessoal do Ceará, além de novos programas voltados para públicos diferenciados, entre eles, Acordes, Brasil Novos Sons e MPB Social Clube.

A realização da programação da Universitária FM conta com expressiva participação de produtores da casa e de colaboradores, muitos deles professores da UFC, que contribuíram para a criação e consolidação de programas como Encontro com o Jazz, Encontro com o Blues, Casa Aberta, Sem Fronteiras, Todos os Sentidos, entre outros.

A partir de uma programação segmentada, educativa e diversificada, composta de música, conteúdo e informação, a emissora e seus funcionários esperam que toda a história da Universitária FM como emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), na representação do universo acadêmico da UFC, seja apenas o início de uma longa trajetória de excelência e credibilidade do estado do Ceará.

euh
A Rádio.