28/02/20

Gil Jardim comenta audição do novo álbum da OCAM

O maestro Gil Jardim vai conduzir o ouvinte pela história da Orquestra de Câmara da ECA-USP, pela programação de 2020 e pelas obras do álbum SonsSobreTons (Foto: Divulgação)

Na noite desta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, o programa Música Erudita terá a participação de Gil Jardim, regente titular da OCAM, a Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ele é responsável pela direção artística dos dois álbuns que a OCAM lançou no fim de 2019: SonsSobreTons – Criações Musicais para Ideias Visuais e Segredos de Vera Cruz – Música Popular Brasileira para Gaita e Orquestra.

Na conversa com o público da Universitária FM, o maestro Gil Jardim contará um pouco sobre a história da Orquestra de Câmara da ECA-USP, sobre como ela se estrutura, e também dará detalhes da ampla programação preparada para o ano de 2020. Além disso, guiará a audição comentada do álbum SonsSobreTons.

O álbum é uma seleção de obras de música contemporânea brasileira – em especial, da cena de São Paulo. O álbum se inicia, por exemplo, com duas peças de Alexandre Lunsqui, que acaba de ser premiado pela Academia Norte-Americana de Artes e Letras. Ele também é professor de composição e teoria na Unesp, a Universidade Estadual Paulista. Valéria Bonafé comparece com a peça “A menina que virou chuva”, um pequeno “réquiem” em homenagem à sobrinha, que teve poucos minutos de vida.

Entre os compositores que tiveram obras registradas em SonsSobreTons, estão também os três vencedores do Concurso Musical Tomie Ohtake, voltado a estudantes de composição. Paulina Łuciuk, Yugo Sano Mani e Wellington Gonçalves compuseram peças inspirando-se em telas da artista plástica japonesa naturalizada brasileira, em uma parceria entre a OCAM e o Instituto Tomie Ohtake.

Além da audição comentada de SonsSobreTons com Gil Jardim, o repertório do programa traz também obras de Edgard Varèse, Kaija Saariaho e Gérard Grisey, mestres que deixaram marcas de inventividade na música do século XX.

O programa Música Erudita vai ao ar diariamente, das 22h à meia-noite, com produção e apresentação de Thaís Aragão; operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Fernando Maia; e Germán Gras no apoio à produção.

Tags:, , , , , , ,