20/03/24

LEALL estreia em Fortaleza com roda punk

LEALL se apresentou pela primeira vez em Fortaleza no Kingston 085 (Foto: Reprodução/Instagram)
Vitória Rassanth
Especial para a Rádio Universitária FM 107,9

No último sábado, 16 de março, o cantor e compositor carioca LEALL se apresentou no Baile Under Sesh, festa itinerante que em Fortaleza aconteceu no Kingston 085. O rapper cantou trabalhos do último álbum de estúdio Eu Ainda Tenho Coração, lançado no finalzinho de 2023, e também do seu primeiro disco, Esculpido a Machado (2021).

A estreia do cantor no Nordeste se deu sob fortes chuvas e demonstração de grande emoção em faixas como “Medo de Quase Nada”, cantada em coro, verso a verso, pelo público. A plateia se engajou em cada som do carioca underground, com direito a “bate-cabeças” e movimentos frenéticos de acordo com músicas emblemáticas, como “O Crime e a Música” e “Cachorrada”. Ainda na setlist do baile Under Sesh, LEALL representou o boom bap em “Vivência Maldita”, que gravou com Sain. Além disso, também cantou sua colaboração em “Ai Calica”, do Pumapjl.

A line-up do evento contou com abertura e fechamento da DJ Nandi, num set que reuniu faixas populares do reggae ao funk, com remixes autênticos da artista. Na rede X (antigo Twitter), a produtora cultural escreveu sobre sua presença: “feliz porque ontem ficou um monte de gente pra ver meu set depois do show do leall, fiquei muito surpresa”. A programação trouxe também um pocket show surpresa do rapper e poeta 6utto, de Fortaleza, com performances do seu último EP Tropa dos 6 Hitimada Pique de Favela. Em sua apresentação, o artista da Sapiranga mandou um salve para marcas de roupas locais, como 4townStreet, Mancuda, Hust Street e Zero Oito Cinco, que mais uma vez vestem o público que lota os shows da cidade, com expressividade da moda de favela.

O rapper LEALL deixou o palco do Kingston 085 com a potente mensagem de seu percurso enquanto artista negro do subúrbio do Rio de Janeiro, numa atual agenda de shows no país. Eu Ainda Tenho Coração, com selo da gravadora Rock Danger, sintetiza dores, angústias, conquistas e transformações do cantor, registrando ricas composições, beats e samples entre os diversos subgêneros do rap, do grime ao boom bap.

O sentimento de vulnerabilidade transmitida pelo segundo e mais recente álbum de estúdio foi recebida e correspondida pelos ouvintes com muita emoção e euforia. Essa relação sensível com a obra certamente marcou a noite de muitos. Ainda que esculpido a machado, LEALL retrata sua sensibilidade e introspecção num lirismo contrastante, mostrando que sim, ainda tem coração.

Escute LEALL, 6utto e outros artistas do rap no programa Zumbi, transmitido todos os domingos, das 18h às 20h, na Universitária FM 107,9.

Tags:, , , , , , ,