26/06/20

Vamos Mostrar Cultura #4 – Elisabete Pacheco

Elisabete Pacheco iniciou sua trajetória como narradora oral em 2007 e já ajudou a formar muitos contadores de histórias no Ceará. Ela é uma das idealizadoras da Mostra Nacional de Contadores de Histórias nas Terras do Cariri (Foto: Jr.Panela)

Pode ser no Youtube, Instagram ou Facebook, as lives seguem dominando a internet durante o distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19. E a Contação de Histórias foi uma das linguagens artísticas que adotou as plataformas online como instrumento de trabalho nesse novo cotidiano. "Nosso público não deixou de existir, o que nós estamos utilizando nesse momento é uma outra ferramenta para alcançá-lo. Se no momento nos falta o olhar direto e esse contato empático de proximidade física, a nossa voz, através desse meio que é novo pra muitos, ela nos faz encontrar esse público", é o que garante Elisabete Pacheco, narradora oral do Ceará.

Formada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Elisabete iniciou sua trajetória no universo da Contação de Histórias em 2007. Ela é uma das idealizadoras da Mostra Nacional de Contadores de Histórias nas Terras do Cariri e membro da Escola de Narradores. Neste Vamos Mostrar Cultura, Elisabete conversa com a jornalista Carolina Areal sobre a importância da contação de história e os desafios de adaptá-la para a internet, além dos espaços de formação para quem deseja ser contador de história.

Caso você não possa ouvir o podcast, nós disponibilizamos a transcrição da entrevista. É só clicar aqui.

Ouça a entrevista* com a narradora oral Elisabete Pacheco:

*A entrevista foi realizada no dia 12 de maio, pelo aplicativo Skype. Por conta da pandemia de Covid-19, os servidores da Rádio Universitária FM estão trabalhando em home office.

O podcast Vamos Mostrar Cultura é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Apresentação: Carolina Areal
> Produção: Beatriz Gonçalves e Gambit Cavalcante