16/09/22

HGF participa de estudo mundial sobre AVC hemorrágico

Além do HGF, outros nove centros especializados do Nordeste, do Sudeste e do Sul do País participam da pesquisa, que tem apoio do Ministério da Saúde (Foto: Reprodução/Internet)

O AVC – Acidente Vascular Cerebral é a segunda causa de mortes no Brasil e é a principal causa de sequelas a longo prazo, no mundo. É uma das doenças que mais ocorrem nos países em desenvolvimento e, de acordo com estudos, 30% dos casos são recorrentes, ou seja, o problema se repete em pessoas que já tiveram AVC. No Ceará, pesquisas demonstram que esse índice é ainda maior, chegando a 40%.

Para investigar a prevenção secundária ao AVC hemorrágico, que é a forma mais grave e mortal da doença, está sendo realizado um estudo internacional, com a participação do HGF – Hospital Geral de Fortaleza. O estudo TRIDENT é coordenado por um instituto australiano e pesquisa a combinação de três medicamentos anti-hipertensivos em um único comprimido, facilitando também a adesão ao tratamento. O neurologista Fabrício Lima, chefe da unidade de AVC do HGF, explica que a estratégia quer evitar a recorrência da doença em pacientes que tiveram a forma hemorrágica e são hipertensos.

Confira na reportagem de Ana Mary C. Cavalcante:

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*