10/07/20

Universitária Entrevista #51 – Mirian Parente Monteiro

Mirian Parente Monteiro também é vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos da UFC (Foto: Arquivo Pessoal)

Estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará resolveram se unir e criar um grupo que ajudasse a promover a democratização das informações farmacológicas. Surgia assim, em julho de 1990, o GPUIM - Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos. Hoje, as atividades do grupo são divididas em cinco projetos de extensão que atuam no rastreamento de pacientes, identificação de problemas, busca de soluções na literatura científica e intervenção com cuidados individuais dos pacientes.

Em comemoração aos 30 anos do grupo, o jornalista Fabrício Girão conversou com Mirian Parente Monteiro, professora do Departamento de Farmácia da UFC e coordenadora do GPUIM. Neste Universitária Entrevista, a professora Mirian contou sobre a importância desse programa de extensão para a formação dos estudantes e o legado que ele já deixou para a sociedade nessas três décadas de atuação.

Caso você não possa ouvir este podcast, nós disponibilizamos a transcrição da entrevista. É só clicar aqui.

Ouça a entrevista* com a professora Mirian Parente Monteiro do GPUIM:

*A entrevista foi realizada no dia 08 de julho, pelo aplicativo Whatsapp. Por conta da pandemia de Covid-19, os servidores da Rádio Universitária FM estão trabalhando em home office.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Apresentação: Fabrício Girão
> Produção: Carolina Areal e Gustavo Castello