12/06/20

Universitária Entrevista #50 – Gabriel Aguiar

Gabriel Aguiar (de blusa preta) é formado em Biologia pela Universidade Federal do Ceará. Sua monografia teve como tema "Mamíferos não-voadores do Parque do Cocó: Composição e Impactos Associados (Foto: Arquivo Pessoal)

"Sempre vai ter alguém atacando, mas a força a gente tira do outro lado. Em todos os lugares vão ter pessoas dispostas a  construir e ter um cuidado maior com a nossa casa [meio ambiente]. As pessoas que atacam e criticam é porque cresceram numa realidade em que se trata a natureza como infinita. Essas pessoas precisam de educação, informação e ter sensibilidade". Essa é a fala do biólogo e ativista ambiental Gabriel Aguiar ao ser questionado sobre a força que os ambientalistas possuem para resistir e seguir atuando em defesa do Meio Ambiente.

Gabriel Aguiar tem 24 anos e atua como ativista ambiental no Ceará há uma década. Além de ativista, Gabriel é mestrando em Ecologia e Recursos Naturais na Universidade Federal do Ceará. A pesquisa é fruto de sua atuação no Parque Estadual do Cocó. Ele percebeu que muitos gatos eram abandonados no local e resolveu estudar os Impactos dos gatos domésticos na fauna silvestre. Neste Universitária Entrevista, o biólogo Gabriel Aguiar conversa com a jornalista Carolina Areal sobre a sua dissertação de mestrado e sobre a situação das Dunas da Sabiaguaba, em Fortaleza.

Caso você não possa ouvir o podcast, nós disponibilizamos a transcrição da entrevista. É só clicar aqui.

Ouça a entrevista* com o biólogo e ativista ambiental Gabriel Aguiar:

*A entrevista foi realizada no dia 09 de junho, pelo aplicativo Skype. Por conta da pandemia de Covid-19, os servidores da Rádio Universitária FM estão trabalhando em home office.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Apresentação: Carolina Areal
> Produção: Beatriz Gonçalves e Carolina Areal