08/05/20

Universitária Entrevista #49 – Rodrigo Iacovini

O doutorado de Rodrigo Iacovini teve como tema “A política que alimenta e a violência que mata - elementos para a economia política da urbanização de favelas em cidades do Brasil e da Colômbia”. Rodrigo foi orientado pela arquiteta e professora Raquel Rolnik (Foto: Arquivo Pessoal)

Você já ouviu falar em direito à cidade? Sabe o que isso significa? Rodrigo Faria G. Iaconivi, coordenador executivo do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e assessor de relações internacionais do Instituto Pólis, dá pistas sobre o conceito: "a cidade é um complexo, é uma grande construção social. Todos nós construímos a cidade no dia a dia e nós temos direito, que ela [a cidade] possa proporcionar, por exemplo, emprego, lazer, moradia."

Rodrigo Iacovini é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e possui mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo. Neste Universitária Entrevista, ele conversa sobre os desafios para garantir o direito à cidade, como transformar este espaço em um ambiente inclusivo e o que precisamos repensar em relação à cidade com o atual quadro de pandemia de Covid-19.

Ouça a entrevista* com Rodrigo Faria G. Iacovini:

*Esta entrevista foi realizado nos dias 15 e 16 de abril, pelo aplicativo Zoom. Por conta da pandemia de Covid-19, os servidores da Rádio Universitária FM estão trabalhando em home office.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Apresentação: Carolina Areal e Fabrício Girão
> Edição: Igor Vieira