04/10/19

Universitária Entrevista #40 – Rafael Azevedo (Brega Paraense)

O pesquisador Rafael Azevedo se dedicou aos estudos sobre Brega Paraense por 5 anos. Para a pesquisa de campo, ficou hospedado em Belém por 20 dias, entre outubro e novembro de 2016 (Foto: Arquivo Pessoal)

Rafael José Azevedo é professor universitário, pesquisador, músico e produtor em áudio. Durante o doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rafael estudou a música Brega produzida no Pará. Da sua pesquisa, surgiu a tese Derivas do Brega Paraense: Escutas em Tempos e Lugares Múltiplos.

No podcast Universitária Entrevista, o pesquisador comenta sobre o sentido pejorativo que o Brega recebeu ao longo dos anos e como essa música foi ressignificada no Pará. Rafael também fala sobre as armadilhas de tentar classificar ou dar um nome específico a algo que é tão flutuante como o brega paraense. A ideia do pesquisador é seguir investigando o tema e entender como o brega se relaciona com o audiovisual e as plataformas digitais.

Ouça a entrevista* com o professor e pesquisador Rafael José Azevedo:

*Entrevista realizada, por telefone, no dia 23 de setembro de 2019.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Apresentação: Carolina Areal
> Produção: Carolina Areal e Theresa Rachel