13/06/19

Universitária Entrevista #31 – Sabrina Fernandes

Sabrina Fernandes tornou-se conhecida com seu canal no Youtube. O Tese Onze foi criado em 2017 e já possui mais de 170 mil inscritos (Foto: Jorge William/Agência O Globo)

Em passagem por Fortaleza para o lançamento do livro Sintomas Mórbidos: A encruzilhada da esquerda brasileira (Autonomia Literária, 2019), a socióloga e youtuber Sabrina Fernandes conversa sobre aspectos que nortearam a sua produção. Dentre alguns assuntos estão a pesquisa de doutorado que resultou no livro, as manifestações de junho de 2013 e o período político vivido pelo Brasil atualmente.

Sabrina Fernandes acredita que é necessário uma articulação em torno de um projeto que possa superar o projeto do atual governo, que não se limita à figura do presidente. "A gente não pode se enganar que se ele [Jair Bolsonaro] cair está tudo resolvido, porque o que a gente tem é um projeto capitalista, de austeridade, que vai se apropriando da realidade das pessoas e explorando cada vez mais. Precisamos apresentar um projeto alternativo, mas unir as esquerdas não é questão de juntar lideranças no mesmo espaço e combinar o momento em que vão agir em conjunto nesse momento específico. É a gente entender onde esses projetos políticos desses partidos diferentes se encontram e onde se divergem. Precisa ter esse entendimento primeiro para, a partir disso, articular essa unidade que vai através da ação, através da materialidade e não através desses acordos", comenta.

Ouça a entrevista* na íntegra com a socióloga Sabrina Fernandes:

*A entrevista foi realizada no dia 10 de junho de 2019, no restaurante Mandir, em Fortaleza.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.

Comentários e sugestões para contato@radiouniversitariafm.com.br

> Produção e Apresentação: Carolina Areal
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa