31/08/18

#15 – Musicoterapeuta Bruno Verga

Uma experiência feita com ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial demonstraram que a música ajudou a diminuir a dor, o stress e a ansiedade desses veteranos de guerra. A partir daí, surgia a musicoterapia (Foto: Reprodução/Internet)

Usar a música e os sons para finalidades terapêuticas, pensando no benefício das pessoas. Essa é a base da musicoterapia, que utiliza os elementos da música no contexto clínico, educacional e social. "A música ativa o nosso cérebro por completo", é o que garante o educador musical e musicoterapeuta Bruno Verga. Por isso, ela pode ser utilizada como instrumento de cura e promoção da saúde.

Essa prática já vem sendo estudada desde a década de 1940, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil na década de 1960. Em Fortaleza, a primeira turma de especialização em Musicoterapia foi formada em 2016, na Faculdade Padre Dourado, e teve como aluno Bruno Verga. Para ele, não existe uma farmácia musical. "O musicoterapeuta vai saber quais técnicas, quais músicas, quais dinâmicas ele pode utilizar para desenvolver um bom trabalho com a pessoa, portanto, não existe isso de música x para dor de cabeça", explica Bruno.

Ouça a entrevista* com o educador musical e musicoterapeuta Bruno Verga:

*Esta entrevista foi realizada no dia 30 de agosto de 2018, nos estúdios da Rádio Universitária FM

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.

Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção e Apresentação: Carolina Areal
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa