20/03/20

RUFM e COVID-19: Confira Nota e Programas Especiais

A província de Hubei (China), onde começou a pandemia do novo corona vírus, não registrou nenhum caso de Covid-19 pelo segundo dia consecutivo. É o que informou o governo local na quinta-feira (19) (Foto:Reprodução/ Ads of the world)

[Atualizado às 18h02 de 20 de março de 2020]

A cada dia recebemos novas notícias sobre a COVID-19 no mundo. No Brasil, até a noite desta sexta-feira (20), secretarias estaduais de saúde contabilizavam 904 infectados em 21 estados e no Distrito Federal. No Ceará, o número passou para 55 casos positivos. A COVID-19 é uma infecção respiratória que começa com sintomas como febre e tosse seca e, ao final de uma semana, pode provocar falta de ar. Para conter a disseminação do novo Corona Vírus, governos de diversos países tem adotado medidas como o controle de fronteiras e a quarentena obrigatória para seus moradores.

Através das redes sociais, nesta quinta-feira (19), o governador do Ceará Camilo Santana anunciou uma série de medidas para conter o avanço do vírus: instalação de barreiras nas divisas com outros estados; fechamento por dez dias de bares, restaurantes, lanchonetes, assim como templos religiosos, museus, cinemas e equipamentos culturais públicos e privados; lojas, shoppings, academias, clubes e demais estabelecimentos comerciais também devem suspender atendimento presencial até o dia 29 de março, exceto para delivery.

De acordo com o governador, podem funcionar distribuidores e revendedoras de água, gás, combustíveis, energia elétrica, além de serviços de telecomunicação, segurança privada, funerárias, bancos, padarias, clínicas veterinárias e pet shops, lavanderias, farmácias e supermercados.

Nota da Rádio Universitária FM

Compreendendo a importância do momento, a direção da Rádio Universitária FM se reuniu com equipe e colaboradores para adotar medidas de prevenção e assegurar o funcionamento já que a legislação federal da radiodifusão proíbe que a emissora saia do ar. Em acordo feito entre direção e equipe foi estabelecida a redução das atividades. A presença de funcionários se dará por escala, conforme determinação da administração da UFC e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.

Os servidores que se enquadram em grupos de risco ficarão em casa e trabalharão em regime de home office em demandas consideradas necessárias. Os demais funcionários ficam de plantão e, se necessário, cumprem escala em número reduzido para situações de urgência. Os serviços de higienização estão mantidos.

A programação ao vivo está suspensa e mesmo a programação gravada sofre alterações para garantir a preservação da saúde da equipe e colaborar para o controle da pandemia. A única programação ao vivo que permanece é aquela obrigatória, a saber: A Voz do Brasil e outros pronunciamentos em rede nacional demandados pela Presidência da República.

A Rádio Universitária FM reforça a importância dos meios de comunicação em eventos como este, ao manter a população informada sobre o que está acontecendo. Por esse motivo, aderimos à campanha pro bono (prestação de serviços de forma gratuita pelo bem público) elaborada pela Secretaria Especial de Comunicação Social do governo federal veiculando mensagens de cunho educativo e informativo sobre as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Outros programas da emissora, como o Rádio Debate e o Falando Ciência, também prestam serviços à população abordando o tema da COVID-19.

Programas Especiais sobre COVID-19

Confira o Rádio Debate do dia 18 de março de 2020. Nesse programa, o apresentador Pedro Vítor e as jornalistas Síria Mapurunga e Ana Mary Cavalcante conversam com o médico Keny Colares, infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e doutor em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP).

O programa Falando Ciência do dia 16 de março também deu destaque para a origem e os sintomas do Corona Vírus. Participa desta edição o professor da Universidade de Fortaleza Antônio Silva Lima Neto,.

Tags:, , , , , , , ,