24/12/20

Retrospectiva 2020 da programação especial

A Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC celebra 105 anos no dia 12 de março de 2021 (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

2020 está chegando ao fim e, mesmo em um ano tão atípico, a Rádio Universitária FM cumpriu com a sua missão de levar música, informação e conhecimento para cada ouvinte e internauta. Além da programação diária transmitida pelas ondas do rádio, pelo site e também pelo aplicativo, a nossa equipe preparou produções especiais, tanto musicais como jornalísticas. Se você perdeu alguma dessas produções, fique tranquilo! Nós preparamos uma lista para que você possa conferir o que foi ao ar, compartilhar com os amigos e celebrar a virada do ano escutando as nossas produções especiais:

Saúde

No dia 26 de janeiro é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. O Universitária Especial - Hanseníase trouxe uma edição dedicada ao tema e contou com a participação de Araci Pontes, diretora-técnica do Centro de Dermatologia Dona Libânia,  e de Sacha Nogueira, professora orientadora da LADES, Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes da Universidade Federal do Ceará. Ouça aqui!

xxxxxx

Em ano de pandemia, a Rádio Universitária FM transmitiu duas produções especiais inspiradas no tema (Foto: Reprodução/Internet)

Em março de 1918, o vírus da Gripe Espanhola atacava o mundo. Registros da época apontam que aproximadamente 100 milhões de pessoas foram vítimas desse vírus. Em 2020, o planeta viveu outra pandemia com o novo coronavírus. A Rádio Universitária FM exibiu o programa especial Pandemia: Um Século Depois, que constrói pontes entre esses dois acontecimentos. Ouça aqui!

O surgimento da Covid-19 expôs uma série de desafios às nações em relação ao direito à saúde. Diante deste contexto, a Rádio Universitária FM procurou respostas para a seguinte questão: qual tem sido na prática a atenção social, política e econômica dada à saúde pública no país? As respostas estão no radiodocumentário Saúde Pública: um Raio-X do Sistema Único Brasileiro, que foi dividido em 5 episódios. Ouça aqui!

A vida tem fases e ciclos. Há tempo para nascer e para morrer. Apesar da certeza da nossa finitude, muita gente não gosta de tocar no assunto. No Dia de Finados, o Universitária Especial - Morte e Luto falou sobre esses temas tão caros à saúde mental como um processo que integram a nossa existência. Ouça aqui!

Música

A Rádio Universitária FM celebrou o Carnaval com o programa Universitária Especial - 70 anos do Trio Elétrico. Os artistas Armandinho, Fausto Nilo e Margareth Menezes, e o técnico de som Tito Menezes participaram do especial falando sobre a história, a evolução e a importância do trio elétrico para o carnaval e para a identidade brasileira. Ouça aqui!

2020 ficou marcado pelas lives, mas teve muita gente que se sentiu incomodada com a quantidade excessiva de apresentações ao vivo pela internet. Pensando em uma alternativa, a RUFM produziu a série especial Matinêtransmitindo shows históricos de grandes artistas e proporcionando ao ouvinte toda a energia contagiante de uma apresentação musical. Ouça aqui!

A primeira edição do Matinê veiculou a gravação do show de Elis Regina no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, realizado em 1979 (Foto: Reprodução/Internet)

O forró se consagrou na formação da tríade sanfona, zabumba e triângulo, e teve o saudoso mestre Luiz Gonzaga como porta-voz do gênero musical para o mundo. O dia 13 de dezembro, data de nascimento do músico, virou também Dia Nacional do Forró em sua homenagem. Em referência à data, o Universitária Especial - Forró apresentou o percurso de transformações que vêm marcando a história desse ritmo musical. Ouça aqui!

O Universitária Especial - Música Pop fez uma turnê pela linha do tempo da música pop, contando como o rock foi importante para o surgimento do pop, como as baladas dos anos 1970 ferveram ao som da música disco e como o canal de televisão MTV mudou a maneira de divulgar música. Ouça aqui!

Lutas

O programa Universitária Especial - Dia do Trabalhador faz um passeio histórico relembrando as principais bandeiras de luta dos trabalhadores até chegar a criação do feriado de 1º de maio no Brasil. Ouça aqui!

As cores e a alegria da Parada pela Diversidade Sexual deixaram as ruas este ano, mas ganharam espaço na Rádio Universitária FM. A luta e as conquistas da comunidade LGBT foram abordadas no Universitária Especial - Orgulho LGBTQIA+. Ouça aqui!

Conquistas como doação de sangue, casamento e criminalização da homotransfobia foram alguns dos destaques do Universitária Especial Orgulho LGBTQIA+ (Foto: Reprodução/Internet)

Conquistas como doação de sangue, casamento e criminalização da homotransfobia foram destaques do Universitária Especial Orgulho LGBTQIA+ (Foto: Reprodução/Internet)

Em 2022, o Brasil comemora o bicentenário da Independência, mas até hoje o País se pergunta sobre os significados desse acontecimento histórico. O Universitária Especial - Independência do Brasil contou o percurso que levou o Brasil a se tornar independente de Portugal e relatou ainda a transformação do sentimento patriótico forjado ao longo de nossa história. Ouça aqui!

A data que virou marco da luta antirracista no Brasil foi tema do Universitária Especial - Consciência Negra. Com a contribuição de referências do movimento e de intelectuais negras e negros, o programa discutiu o histórico de lutas pela igualdade racial, o racismo estrutural, a branquitude e as ações afirmativas. Ouça aqui!

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,