19/02/21

Radionovela homenageia a atriz cearense Antonieta Noronha

“Antonieta’” é uma obra em formato radionovela, inspirada na vida da atriz cearense Antonieta Noronha (Foto: Divulgação)

Estreia dia 23 de fevereiro, às18h30, na Rádio Universitária FM 107,9, a radionovela Antonieta, uma realização do Teatro Violetas. Dividida em 4 episódios, a produção tem texto de Rafael Martins (Grupo Bagaceira), que também atua e conta de forma poética a trajetória da dama do teatro cearense Antonieta Noronha, falecida em 2015, aos 79 anos.

A ideia da radionovela surgiu há cerca de dois anos, quando os atores iniciaram uma pesquisa sobre artistas mulheres da América Latina. Entre alguns nomes, como Violeta Parra, Chiquinha Gonzaga e Cacique Pequena, o de Antonieta Noronha foi o escolhido para protagonizar essa novela radiofônica que metaforiza a sua história como cantora de rádio, porta de entrada para sua carreira na década de 1960.

Natural de Sobral, a artista chegou em Fortaleza ainda adolescente, encantada com as oportunidades artísticas que a capital poderia lhe oferecer. Não demorou muito e Antonieta chamou atenção pela sua atuação dramática nas aulas de canto lírico, sendo incentivada a se tornar atriz de teatro.

O projeto é uma realização do grupo Teatro Violetas, formado por Bárbara Sena, Débora Ingrid, Juliana Tavares e Renata Lemes (Foto: Divulgação)

A radionovela Antonieta é livremente inspirada na vida da artista cearense que atuou em espetáculos, filmes e televisão. Foram quase 3 meses de produção, preparação vocal e ensaios, além de três dias intensos de gravação dos 4 capítulos, que possuem duração de aproximadamente 10 minutos cada um. O grupo contou ainda com apoio dos artistas Ricardo Guilherme e Silvia Moura que cederam longas entrevistas narrando algumas memórias com sua colega de teatro. O projeto tem apoio cultural da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Radionovela Antonieta
Dias 23,24,25 e 26 de Fevereiro (1 episódio por dia), às 18h30

Realização: Teatro Violetas
Direção: Renata Lemes
Elenco: Bárbara Sena, Débora Ingrid, Juliana Tavares, Rafael Martins e Renata Lemes
Dramaturgia: Rafael Martins
Preparação Vocal: Juliana Rangel
Canções: Bárbara Sena
Trilha Sonora e Desenho de Som: Ayrton Pessoa Bob
Produção: Juliana Tavares (Flutuante - projetos culturais) e Débora Ingrid
Assistência de Produção: Wescly Psique
Assessoria de Imprensa: Aby Rodrigues
Arte gráfica/Cartaz: Alessandra Pereira e Suellem Cosme (Mostra O Teu!)
Apoio: Rádio Universitária FM
Agradecimentos especiais: Silvia Moura e Ricardo Guilherme