07/04/21

Inovação: Conheça a parceria entre a UFC e a Cegás

Um grupo de pesquisadores da UFC desenvolve pesquisa com vistas à manutenção de uma rede de 200 quilômetros de gasodutos da Companhia de Gás do Ceará (Foto: Reprodução/Cegás)

Uma união entre a pesquisa produzida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empresa. A inovação é a palavra-chave para o projeto desenvolvido pelo professor Esequiel Mesquita, do curso de Engenharia Civil do Campus de Russas da UFC. Ele, professores da Universidade de Aveiro em Portugal e professores e alunos da UFC criaram um sistema baseado em tecnologias óticas que até agora não existe no Brasil.

Através de um edital lançado pela FUNCAP, o grupo teve a oportunidade de adaptar o sistema baseado em sensores óticos para a manutenção de uma rede de 200km de gasodutos da Cegás, Companhia de Gás do Ceará. Mais detalhes na reportagem de Síria Mapurunga:

Tags:, , , , , , , , , ,