25/04/23

Filme cearense é selecionado para festival em NY

Estranho Caminho narra a trajetória de um jovem cineasta cearense que, ao visitar sua cidade natal, se depara com o rápido avanço da pandemia de Covid-19 e vai em busca do pai (Foto: Divulgação)

Ouça "Filme cearense é selecionado para Festival de Tribeca em Nova York" no Spreaker.

O filme Estranho Caminho, com roteiro e direção do cearense Guto Parente, é um dos 10 títulos selecionados para a Competitiva Internacional do festival de Tribeca, que acontece em Nova York entre os dias 7 e 18 de junho. A ocasião também vai marcar a estreia mundial do filme.

Guto Parente comenta sobre a seleção e a importância do investimento no cinema cearense:

"Pra gente a seleção de Tribeca vem como uma grande recompensa por tanto tempo de trabalho e dedicação de tantas pessoas, tantos profissionais, mentes e corações envolvidas no projeto. Realmente é muito gratificante poder tem uma estreia como essa. E, pra além do sucesso individual do filme, eu acho também que é uma seleção que representa a importância da gente ter cada vez mais investimento no cinema cearense, do estado continuar apostando no cinema como uma vitrine importante, continuar acreditando, investindo nos artistas locais, porque esse filme só existe porque ele pôde ser contemplado no edital de apoio audiovisual cearense, via lei Aldir Blanc".

Estranho Caminho narra a trajetória de um jovem cineasta cearense que, ao visitar sua cidade natal, se depara com o rápido avanço da pandemia de Covid-19 e vai em busca do pai, de quem ele não tem notícias há mais de dez anos. Desse reencontro, coisas estranhas começam a acontecer. O filme foi realizado inteiramente em Fortaleza entre maio e junho de 2021, acompanhando os protocolos de segurança e demais cuidados por causa da pandemia.

Com a estreia no festival de Tribeca se aproximando, Guto Parente comenta a expectativa de apresentar a obra ao público.

"O filme só existe quando ele é exibido pro público pela primeira vez. Esse é o momento em que um filme nasce quando ele encontra uma plateia, com diferentes reações, interpretações, energias, feedbacks. É o momento que o filme deixa de ser meu e passa a ser do mundo. Ele ganha vida própria, eu já perco o controle sobre ele. Isso é muito é muito, a expectativa é grande eh depois de muito tempo trabalhando, são três anos desde o momento em que eu tive a primeira ideia do filme, que a ideia pousou na minha cabeça, eu lembro muito bem, foi primeiro de abril de 2020, saí correndo pra notar num caderninho, E aí a gente vive um processo longo, são várias etapas trabalho, mas eu só vou conhecer mesmo o filme que eu fiz, descobri o que que eu fiz depois dessa primeira exibição. E aí cada nova exibição são novas descobertas, né?".

O filme Estranho Caminho contou com uma equipe formada majoritariamente por profissionais cearenses.

Fabrício Girão para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*