03/12/20

Festival TIC apresenta espetáculos online

"As aventuras de João Sortudo", do grupo Cia Prisma de Artes do Ceará, faz parte da programação do Festival TIC (Imagem: Divulgação)

O Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, ou Festival TIC como é mais popularmente conhecido, chega a sua décima edição. Este ano, o evento acontece de forma online e segue com a programação até o dia 06 de dezembro. Estudantes de escolas públicas e privadas de Caucaia, Fortaleza, Morada Nova e Senador Pompeu vão poder assistir aos seis espetáculos teatrais que marcaram a história do Festival.

Para onde vão as meias quando elas desaparecem?, do Coletivo WE; Sr. Ventilador, do Grupo Bagaceira de Teatro, e Napoleão, do Pavilhão da Magnólia, fazem parte dessa programação. Emídio Sanderson, diretor do evento, explica como os espetáculos produzidos com diferentes grupos artísticos do Ceará foram adaptados para a Internet:

“Foram espetáculos gravados no Teatro Dragão do Mar, contando com uma equipe de cineastas que, junto aos artistas desses grupos, fizeram essa adaptação do teatro para as telinhas. Então, é uma experiência super inovadora. Esses espetáculos são apresentados dentro dessas salas de aulas virtuais, e, em seguida, os artistas, os personagens conversam com as crianças, fazem um tipo de interação que tem sido muito interessante.”

Emídio Sanderson ressalta ainda a importância dos diálogos e das trocas de ideias entre artistas e crianças:

“Tem sido um momento muito especial, porque as crianças tanto dá um feedback delas, é um momento de escuta das crianças, como também elas tiram algumas dúvidas de ordem técnica. Então, tem sido muito interessante esse momento de lugar de fala, porque as crianças também estão descobrindo essa profissão, essa profissão do artista, essa profissão criativa, esses processos criativos, esses processos produtivos de quem faz teatro”

A 10ª edição do Festival TIC conta também com acessibilidade para o público: há um intérprete de libras em todas as apresentações e a peça As Aventuras de João Sortudo, do grupo Cia Prisma de Artes do Ceará, possui audiodescrição. Oficina de brinquedos, atrações musicais e seminários ministrados por educadores e artistas também fazem parte da programação. O Festival conta ainda com a produção audiovisual Inspira Fundo, da produtora Bebelume, destinada a crianças de 0 a 5 anos.

As apresentações do Festival TIC seguem até o dia seis de dezembro e todos os espetáculos estão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube da Invento Produções Culturais. A programação pode ser conferida no site e no Instagram do evento, é só acessar festivaltic.com.br e @festivaltic.

Reportagem de Danielle Gadelha com orientação de Carolina Areal e Igor Vieira

Tags:, , , , , ,