13/11/23

EU 2023: três dias de muita pesquisa e cultura

Os Encontros Universitários UFC 2023 espalharam muita pesquisa e cultura nos três dias de evento, na Capital e no Interior. E deixaram a vontade de novos reencontros (Foto: Viktor Braga/UFC)

Ouça "EU 2023: três dias de muita pesquisa e cultura" no Spreaker.

“Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda...”

Um conhecimento se faz com muitos encontros. Assim aprendeu Cláudia Gabriela, aluna do curso de Zootecnia da UFC, enquanto apresentava seu trabalho sobre abelhas e polinização, durante a edição 2023 dos Encontros Universitários da UFC.

"Foi muito bom trocar conhecimentos. Conheci professores de outras áreas que se tinham interesse nas abelhas, então, foi muito bom pra mim. Também revi colegas que eram de outros cursos."

“Pode estar aqui do lado,
Bem mais perto que pensamos...”

Depois dos últimos cinco anos, a volta da edição presencial dos Encontros Universitários da UFC trouxe mais de vinte mil pessoas ao Campus do Pici, em Fortaleza, entre os dias oito e dez deste mês. Para o estudante de Jornalismo Iuri Gomes, se fez um grande abraço.

"Eu acho que, após a pandemia, após alguns anos difíceis, o reencontro que a gente teve aqui foi algo espetacular. Tanta gente diferente, todo mundo confraternizando, foi muito bonito e vou levar esse desejo, essa primeira experiência como algo renovador."

“Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia”

5.737 trabalhos científicos, 56 apresentações artísticas e 15 palestras fizeram a programação na Capital. Pesquisa e cultura também se espalharam nos campi da UFC no interior. Alegria e muito sonho, transforma a pró-Reitora de Extensão Bernadete Porto.

"Reencontros são de sonhos reviver não só a UFC mais democrática, mas a UFC que ainda projeta, que ainda sonha, que inclui, que escuta, que aprende."

Assim, a estudante de Zootecnia Adriane Baima aprendeu que o plural de saudade é reencontros.

"Eu acho que reencontro é feito de memórias, relembrar momentos, criar novos também: novas pessoas que eu conheci, novos conhecimentos que eu compartilhei, novos conhecimentos que me foram dados."

Agora, há que se cuidar do que foi plantado, projeta um dos organizadores dos Encontros Universitários da UFC, Pró-Reitor de Assistência Estudantil Bruno Rocha.

"Esse reencontro foi feito de esperança, de felicidade, e o reencontro da universidade com ela mesma. Mostra o caminho que a universidade vai tomar daqui pra frente."

“E a que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê flor
E fruto.”

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante