20/10/17

Corredor Cultural do Benfica tem sua segunda edição

Pequenas feiras são tradicionais no bairro do Benfica (Foto: Ribamar Neto)

Depois de uma primeira edição em setembro, o projeto do Corredor Cultural do Benfica volta com sua segunda edição, que vai durar da manhã de sábado (21) até a manhã de domingo (22) com uma programação inteiramente gratuita, composta de feiras, oficinas, e apresentações artísticas de diversas linguagens. O evento ocupará alguns quarteirões do bairro, bem como muitos ambientes do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Benfica.

Chico Célio, produtor executivo do Corredor Cultural, afirma que o evento já está sendo idealizado há quatro décadas e tem o objetivo de “ativar no Benfica essa ideia de um polo cultural, articular os projetos que já existem no bairro e na UFC para convidar a população a viver o Benfica de outra maneira”. É desse objetivo que surge a ideia de fazer o evento no fim de semana, período em que muitos desses projetos não funcionam: "é um jeito de torná-los mais acessíveis".

O Projeto Palco Aberto é uma das atrações do Corredor Cultural (Foto: Ribamar Neto)

O Projeto Palco Aberto reúne artistas circenses da capital (Foto: Ribamar Neto)

A programação começa às 8h30 de sábado, em uma manhã dedicada à programação infantil, com a presença da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da UFC e do ônibus do BrincarMóvel – Brinquedoteca Itinerante. Esses equipamentos, com o suporte de alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia da UFC, vão oferecer oficinas de origami, pinturas faciais, contação de histórias, e jogos e brincadeiras de diversos tipos.

No final da tarde, o evento continua com intensa programação musical na Concha Acústica da Reitoria. Às 17h, a Banda Sinfônica da UFC, projeto ligado ao Curso de Música do Campus de Fortaleza, faz apresentação com repertório diverso entre a música erudita e a popular. Em seguida, às 17h30min, começa a final do Festival de Música da Juventude de Fortaleza, com apresentação de seis artistas e bandas autorais influenciados por múltiplos gêneros musicais, entre o soul, o reggae, o hip-hop, o heavy metal e a música nordestina tradicional.

Às 18h30min, o grupo #ir!@Projt’ares Audiovisuais realiza uma intervenção nas torres do prédio da Reitoria. A noite se encerra com show de Marcos Lessa, voz marcante do samba e da MPB que apresenta repertório do novo disco Sal e homenagens a clássicos da música brasileira como Gonzaguinha, Wilson Simonal e Belchior.

A Ciclofaixa de Lazer faz parada no Corredor Cultural do Benfica (Foto: Rômulo Santos)

A manhã de domingo é movimentada, fechando o Corredor Cultural com eventos simultâneos. No palco montado na Av. da Universidade, as atividades começam às 8h, com aulão de zumba, e seguem com apresentações de diversos grupos de dança, dedicados ao funk melódico, à dança de rua e à expressividade do corpo. Nos jardins da Reitoria, há um retorno do Brincamóvel também às 8h, bem como um espetáculo circense do Projeto Palco Aberto, uma aula de yoga, e oficinas de grafite e de artesanato em nó.

A Av. da Universidade também será posto de atendimento da Ciclofaixa de Lazer, com checagem de glicemia e pressão arterial, além de ser local de cadastro no sistema do Bilhete Único e solicitação de cartões para as vagas reservadas em estacionamentos para idosos e pessoas com deficiência. Diversas outras programações culturais estarão presentes na manhã de domingo, como mostras audiovisuais no Auditório da Reitoria e no estacionamento do Museu de Arte da UFC, e oficinas de quadrinhos e de jornalismo cidadão em salas do Departamento de Arquitetura.

Segundo Corredor Cultural do Benfica
21 e 22 de outubro