02/02/23

Conheça os riscos do uso excessivo de celular na infância

A dependência caracterizada pelo medo irracional de ficar sem o telefone celular, seja por ausência de um sinal, ou qualquer outro motivo, é denominada nomofobia (Foto: Reprodução/Internet)

A internet está cada vez mais presente na vida de todo mundo. Ela é uma ferramenta essencial para estudos, trabalho e outras atividades ligadas à produção, além das opções de entretenimento. E um mundo cada vez mais conectado significa uma exposição cada vez mais crescente às telas. O celular é o mais usado.

O aparelhinho, que cabe no bolso, é capaz de desempenhar uma infinidade de funções: movimenta contas bancárias, possibilita conversas com amigos e cuidados com a saúde ou compra de qualquer tipo de produto. Por esse e outros motivos desperta fascínio em adultos e crianças.

Durante a infância, no entanto , a exposição excessiva não só a celulares , como a tablets e computadores , segundo estudos , prejudica os estímulos necessários ao desenvolvimento infantil e aumenta o risco de déficits cerebrais. Para a psicóloga Ana Rebeca Medeiros, que atua nas áreas clínica e educacional, o uso de telas pode sim se tornar um vício.

Ouça na reportagem de Márcia Vieira:

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*