09/01/24

Campanha alerta para os cuidados com a saúde mental

Janeiro Branco: campanha visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico (Foto: Arquivo/ Governo Federal)

Ouça "Campanha alerta para os cuidados com a saúde mental" no Spreaker.

Neste mês acontece o Janeiro Branco dedicado aos cuidados com a saúde mental. Conforme a Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas com transtornos mentais cresceu consideravelmente nos últimos anos. No Brasil, a ansiedade e a depressão, por exemplo, foram incluídas na lista de doenças relacionadas ao trabalho pelo Ministério da Saúde. O psiquiatra Helder Gomes do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto fala sobre os transtornos mentais mais comuns:

"O problema mais comum na população é o transtorno de ansiedade generalizada, e o Brasil foi considerado inclusive pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, o país com maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. Estima-se que até 15% da população pode sofrer com algum transtorno ansioso em algum momento da vida. Logo em seguida a gente tem a depressão, o transtorno depressivo com prevalência também bem elevada, podendo acometer até 12% da população em algum momento. Outros transtornos, como transtorno afetivo bipolar, transtorno do espectro autista, TDAH, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, TOC, as dependências químicas, incluindo dependência de álcool, de cigarro, de crack, de cocaína, também tem prevalência muito elevada na nossa população. A terapia com o psicólogo é a forma que não envolve medicamentos, mas adequado quanto para melhora de transtornos mentais.

O tema saúde mental ainda é cercado de preconceitos e por isso requer um trabalho contínuo. O assunto está integrado a várias áreas, como a cultura, o trabalho e a condição de vida das pessoas. O psiquiatra Helder Gomes, do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, dá outras dicas visando a saúde mental:

"Manter um sono adequado com as medidas de higiene do sono, manter uma alimentação balanceada, muitas vezes com auxílio de um nutricionista. Fazer exercício físico regular ou outras atividades que também provoquem relaxamento, como meditação, ioga, também são medidas que podem ser muito importantes na prevenção dos transtornos mentais. Há questões mais anteriores que em questões genéticas, receptores cerebrais, neurotransmissores que fazem parte da gênese biológica de diversos transtornos. Em casos mais graves em que há sintomas disfuncionais é importante que façamos um acompanhamento psiquiátrico, muitas vezes com a necessidade de prescrição medicamentosa.

Para a OMS, a saúde mental é um conjunto biopsicossocial e refere-se a forma como se reage às adversidades da vida. Não sendo somente ausência de enfermidades.

Reportagem de Fernando Jocelito

Tags:,