08/04/24

Brasil Grime Show estreia em Fortaleza

Além dos artistas do Rio, também se apresentarão cearenses como 6utto (Foto: Jeny Sousa/ Divulgação)

Ouça "Brasil Grime Show estreia em Fortaleza" no Spreaker.

Vitória Rassanth
Especial para a Rádio Universitária FM 107,9

 

No próximo sábado, dia 13 de abril, o projeto Brasil Grime Show se apresenta em Fortaleza. O evento vai rolar no espaço cultural Anfiteatro Dragão do Mar, a partir das 20h. Quem está convidando o Brasil Grime Show é o 4RTIN e a Hip Hop Fortal, projetos importantes que disseminam a cultura hip hop, e incentivam o trabalho de artistas cearenses.

Os convidados cariocas que estão vindo para o Brasil Grime Show em Fortaleza são o SD9, o VND e o DINIBOY. O line up também conta com uma galera daqui: BAKKARI, Cabulosa, 6utto, Dj Rennó, KKRT, Má Dame, Zetsu, Farell, TKR, Lunática, Dj Alucasx e Dj Nandi. Conversamos o Guilherme Carvalho, da 4TOWN STREET e idealizador do 4rtin, que também está produzindo essa noite de muito grime em Fortaleza.

Fala, Guilherme! Como foi o convite do Brasil Grime Show para Fortaleza? A gente sabe que o pessoal do Rio de Janeiro vem nesse projeto há uns anos, sendo uma referência no gênero do grime no país. Esse evento em Fortaleza com a Hip Hop Fortal tem a ver com eles?

Guilherme: Fala, pessoal. A gente resolveu trazer o Brasil Grime Show para fomentar mais essa cultura do grime em Fortaleza. E essa iniciativa da Hip Hop Fortal junto com o pessoal do 4RTIN, no intuito de disseminar cada vez mais o grime na cidade. Sabendo da força deles (e sim, eles são uma referência nesses projetos), a gente resolveu fazer uma articulação e trazer o Brasil Grime Show para reunir o público de grime de Fortaleza, tanto para prestigiar o show deles, mas também para verem que tem, sim, grime em Fortaleza.

Fala para quem não se liga ainda: o que é o Brasil Grime Show e como funciona a dinâmica das apresentações?

Guilherme: O Brasil Grime Show funciona assim: tem o DJ, que no caso é o DINIBOY, dono do projeto e ele convida dois MCs. É uma dinâmica no freestyle, os MCs não sabem qual vai ser o beat que vai entrar, mas eles têm que buscar uma forma de, com as letras que eles têm na cabeça, mas também pode ser letras de outra pessoas, encaixar a métrica das rimas com o beat que está vindo. E quando isso acontece e fica perfeito, vem o rewind, que é como se fosse o gol. O DJ  volta do começo, pro MC voltar novamente à sua rima.

E esse line up local? Conta pra gente como vocês chegaram a esse elenco de artistas de Fortaleza.

Guilherme: A  gente fez esse line aqui de Fortaleza justamente pra fortalecer essa cena da cidade. No caso do 4RTIN, esses MCs já estão comigo desde o início. Quando eu fui fazer o primeiro episódio, no YouTube, chamei essas pessoas que já conheço, já trabalhei junto. E o Fortal Grime já tinha um projeto também com grime, acho que em 2018, 2019 eles tinham feito um material pro YouTube também, saca? E já tinham convidado alguns MCs, que, no caso, tão no 4RTIN hoje, mas no tempo eles chamaram BAKKARI, que já trabalha com eles há bastante tempo.

Os artistas cariocas convidados são SD9, VND e DINIBOY. É a primeira vez que eles vêm pra Fortaleza? Qual a expectativa de vocês do 4RTIN e da Hip Hop Fortal?

Guilherme: Isso, a gente chamou o DINIBOY e SD9 mais VND. É a primeira vez dos três, na real é a primeira vez desse projeto Brasil Grime Show em Fortaleza. E a expectativa é a melhor possível, pois como eu pontuei no início, a gente é muito fã do trabalho deles, eles inspiraram o nosso trabalho. A expectativa é de casa lotada e, com isso, mostrar pra um grande público de grime de Fortaleza o que a gente faz aqui há bastante anos, já.

E o público, já dá para sentir o que eles estão esperando? A galera tá animada?

Guilherme: Eu estou sentindo uma energia boa, estou sentindo que a galera vai chegar junto. Por ser essas atrações, por ser a primeira vez, por também não ter uma cena tão forte de grime na cidade. A gente teve essa iniciativa de fazer o evento, justamente por saber que tem muita pessoa que acompanha o trabalho e que gosta desse gênero (que não é tão forte aqui ainda na cidade, mas que tem muitos MCs que já trabalham com essa estética). Então a expectativa é a melhor possível, estou sentindo uma energia boa do público, uma ansiedade deles para conseguirem acompanhar o trabalho dos caras do Rio de Janeiro. Mas também tem muita gente que está esperando ver a nossa apresentação, até porque a galera já sabe o que [Brasil] Grime Show pode apresentar, conhece de muito tempo. Eu estou querendo criar essa expectativa neles, pra poder também ver a nossa apresentação, tanto do 4RTIN quanto do Fortal Grime. Vai ser irado.

Fala mais do contato entre o pessoal da cena do Ceará com o Brasil Grime Show. Alguns nomes daqui já foram se apresentar no Rio. Como tá sendo essa articulação local e nacional?

Guilherme: Bom, o contato partiu com o Vini, da Hip Hop Fortal. Acho que ele é amigo da Yvie, que é a produtora do Brasil Grime Show (sim, eles já levaram o BAKKARI pra lá, participou de um episódio do Brasil Grime Show) e tem esse acesso, esse contato. No meio da movimentação do 4RTIN, quando a gente já estava com esse projeto, com essa ideia de ter um evento, eu fui querendo que tivesse uma apresentação do Brasil Grime Show, porque é o nosso público também. Eu quero quem acompanha eles. Aliás, é o público deles que eu quero que seja nosso público também. Numa conversa com o Vini, ele disse que era amigo da Yvie e tinha esse contato, e partir disso a gente foi iniciando o projeto e correndo atrás de apoio. Agora falta pouco para o grande dia que a gente vai conseguir apresentar pra Fortaleza a força da cena grime de Fortal.

A retirada online de ingressos está disponível pelo site outgo.com.br. Para saber mais sobre o evento e a cena do rap na cidade, siga no Instagram a Hip Hop Fortal (@hiphopfortal) e o 4RTIN (@4rrrtin).

Escute SD9, VND e outros artistas do rap no programa Zumbi, transmitido todos os domingos, das 18h às 20h, na Universitária FM 107,9.
Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

*