04/12/20

Abertura do Cine Ceará acontece neste sábado (5)

O filme "A Morte Habita à Noite", do diretor pernambucano Eduardo Mororó, abre a Mostra Competitiva de Longa-Metragem (Foto: Divulgação)

Começa neste sábado, dia 05, a 30ª edição do Cine Ceará, Festival Ibero-americano de Cinema que, este ano, acontece com exibições em formato híbrido. Por causa da pandemia da Covid-19 o festival precisou se reinventar e contará, pela primeira vez, com sessões por streaming e pela TV aberta, além das tradicionais sessões presenciais no cineteatro São Luiz, seguindo todos os protocolos de reabertura para cinemas, do Governo do Estado do Ceará.

O que poderia ser um empecilho se transformou em uma oportunidade para aumentar o alcance do evento. É o que explica o cineasta Wolney Oliveira, diretor executivo do Cine Ceará:

Podemos dizer que isso é uma novidade porque a gente também vai estar exibindo essa mesma programação do São Luiz pelo streaming do Canal Brasil. Então quem for assinante do Canal Brasil lá no Acre, na Bahia, no Rio Grande do Sul, vai poder ver esses 07 longas que são 100% inéditos no Brasil, na comodidade da sua casa, né? Outra novidade também é que mostra Olhar do Ceará, são 22 curtas, produções 100% cearenses, ela vai poder ser vista na TVC, que é um canal aberto, então, qualquer pessoa que tiver televisão vai poder ver.

O filme A Morte Habita à Noite, do diretor pernambucano Eduardo Mororó, será exibido na abertura do festival, como parte da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens. Além da sessão, acontecerá também a entrega do troféu Eusélio Oliveira para a atriz Glória Pires.  Uma das homenageadas do festival, a artista receberá o troféu de forma virtual.

Uma das homenageadas do Cine Ceará, Glória Pires receberá o troféu Eusélio de Oliveira na noite de abertura (Foto: Henrique Alqualo)

A noite de abertura é fechada para convidados, mas, para a programação no cineteatro São Luiz, do dia 06 ao dia 10, os ingressos vão ser distribuídos gratuitamente através do site da Bilheteria Virtual. O link pode ser acessado através do site do Cine Ceará.

Já as premiações também terão formato diferente este ano, como destaca Wolney Oliveira, que também é diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira:

A entrega dos prêmios, ela vai ser toda virtual, né, ou seja, alguns dos ganhadores vão estar presencialmente lá no cineteatro São Luiz, mas a gente vai gravar antes com eles, eles recebendo o troféu e isso vai ser projetado na tela. Por que isso? Pra evitar que você esteja subindo no palco, recebendo microfone de outra pessoa, então vai ser tudo virtual.

As cerimônias de abertura e encerramento poderão ser acompanhadas no canal do Cine Ceará no YouTube. Para saber a programação completa e outras informações, você pode acessar o site oficial cineceara.com e as redes sociais do festival, @cineceara no Instagram e festivalcineceara no FaceBook.

O Cine Ceará conta com o apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Reportagem de Gambit Cavalcante com orientação de Carolina Areal e Igor Vieira

Tags:, , , ,