31/07/20

Vamos Mostrar Cultura #5 – Laguz

O espetáculo "Pedra no Sapato" (foto) foi montado em 2014 e circulou por diversas cidades brasileiras. Ele é inspirado nos antigos filmes de cinema mudo e na palhaçaria clássica (Foto: Fabiano Junior)

Na sabedoria popular existe um ditado que diz: "rir é o melhor remédio". E em tempos de pandemia do novo coronavírus, os artistas circenses Romina Sanchez e Felipe Abreu Pereira encontraram uma forma divertida de levar o riso para as pessoas em casa. Eles criaram a Serenata da Alegria, uma intervenção criativa que une música, malabares e palhaçaria, garantindo a felicidade da pessoa homenageada e de toda a vizinhança.

Romina e Felipe estão juntos na arte da palhaçaria desde 2013, quando formaram a companhia de circo e teatro itinerante Laguz. Nesses 7 anos de estrada, literalmente, eles percorreram de carro diversas cidades brasileiras, apresentando os espetáculos Pedra no Sapato, Suspiros e Burbujas, Se Dice de Mí, além de promover oficinas de acrobacias coletivas e trapézio fixo.

Neste Vamos Mostrar Cultura, os jornalistas Carolina Areal e Fabrício Girão conversaram com a dupla circense sobre a trajetória da Laguz, os desafios de seguir fazendo arte em um momento de pandemia e os  novos projetos de Burbuja e Suspiro (respectivamente os nomes dos palhaços de Romina e Felipe).

Ouça a entrevista* com Romina Sanchez e Felipe Abreu Pereira da Laguz:

*A entrevista foi realizada no dia 24 de julho, pelo aplicativo Skype. Por conta da pandemia de Covid-19, os servidores da Rádio Universitária FM estão trabalhando em home office.

O podcast Vamos Mostrar Cultura é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Apresentação: Carolina Areal e Fabrício Girão
> Produção: Mariana Bueno