20/09/19

Universitária Entrevista #39 – Jadiel Lima

Jadiel Lima (à esquerda) conheceu o Mestre da Cultura Gilberto Calungueiro ainda na infância, em sua cidade natal, Icapuí (Foto: Bruno Elvis/Divulgação)

O Universitária Entrevista desta semana conta com a presença do jornalista, ilustrador e cenopoeta Jadiel Lima. Ele fala sobre o lançamento de seu livro Gilberto Calungueiro: Se Esse Boneco Falasse, que trata da vida do Mestre da Cultura. A obra foi lançada em agosto deste ano em Icapuí, cidade em que vivem Gilberto Calungueiro e o autor. Em Fortaleza, o livro teve pré-lançamento na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Na conversa com a Universitária FM, Jadiel Lima comenta sobre a cultura do teatro de bonecos e a importância da valorização de manifestações culturais. “[Eu] me dei conta de que, poxa, não tem nada escrito sobre Gilberto Calungueiro, eu não vejo um material nem um documentário que fale sobre a vida dele, e esse cara deveria ser tido como um ícone da cultura popular cearense e nordestina”, explica o jornalista sobre o que o motivou a contar a história do Mestre da Cultura em seu livro. A publicação foi viabilizada através do apoio cultural do XI Edital de Incentivo às Artes 2016, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Ouça a entrevista* completa com o jornalista Jadiel Lima:

*Entrevista realizada nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 16 de agosto de 2019.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Apresentação e Produção: Carolina Areal e Caroline Rocha
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa