18/10/19

Universitária Entrevista #41 – Déa E. Berttran

Antes de atuar como psicóloga, a escritora Déa E. Berttran foi assessora de imprensa e produtora de artistas, como Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Emílio Santiago e MPB-4 (Foto: Silvia Antonio)

O que move quatro casais homossexuais a viverem os seus amores em uma sociedade heteronormativa? Esse foi um dos questionamentos levantados pela psicóloga e professora Déa E. Berttran durante suas pesquisas na Universidade de São Paulo (USP). Déa estava concluindo o doutorado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP quando percebeu que os casais homossexuais, formados por homens e mulheres, não eram privilegiados nas clínicas.

Déa, então, conversou com 4 casais homossexuais com mais de 20 anos de relacionamento para conhecer suas histórias, dificuldades e delicadezas. Da tese de doutorado, surgiu o livro Amores Invisíveis: casais longevos da diversidade que traz de forma leve e informal essas histórias reais.

No podcast Universitária Entrevista, Déa E. Berttran comenta como as histórias desses quatro casais também estão entrelaçadas com as conquistas do movimento LBGT ao longo dos anos. "A sexualidade hoje é mais fluida, os jovens experimentam mais. Para essa geração [do livro], se você começasse a perceber o desejo por uma pessoa do mesmo sexo, você já se via completamente normatizado dentro de um título, porque a sociedade patologizava isso. Eles eram vistos como pecadores, fracos, desviantes", relata Déa.

Confira a entrevista* com a escritora Déa E. Berttran:

*Entrevista realizada, por telefone, no dia 26 de setembro de 2019.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Apresentação: Carolina Areal
> Produção: Carolina Areal e Theresa Rachel