30/08/19

Universitária Entrevista #37 – Karim Aïnouz

O diretor cearense Karim Aïnouz durante o Festival de Cannes, no início do ano (Foto: Oleg Nikishin / Divulgação)

O dia 24 de maio de 2019 entrou para a história do cinema nacional. Nesta data, o Brasil teve seu primeiro filme premiado na mostra paralela Un Certain Regard (Um Certo Olhar) do Festival de Cannes, um dos maiores e mais importantes festivais de cinema do mundo. O filme premiado foi A Vida Invisível, do diretor cearense Karim Aïnouz, que conta história de vida das irmãs Guida e Eurídice, que tiveram seus sonhos sufocados pelo machismo social nos anos 1950.

Karim Aïnouz nasceu em Fortaleza no dia 17 de janeiro de 1966. É um dos mais fortes nomes do cinema nacional, tendo dirigido filmes como O Céu de Suely e Madame Satã. Na última terça-feira, dia 27, conquistou outro importante feito na carreira quando a Academia Brasileira de Cinema escolheu A Vida Invisível como o representante do Brasil para tentar uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020.

Ouça a entrevista* completa com o diretor Karim Aïnouz:

*Entrevista realizada por telefone no dia 26 de agosto de 2019.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção, Apresentação e Edição: Fabrício Girão
> Coordenação de Conteúdo: Igor Vieira