22/04/16

Elvis de Azevedo Matos – Universidade, Música e Formação Artística

Apresentação da Orquestra Sinfônica Universitária na Reitoria da UFC (Foto: Filipe Pereira)

Elvis de Azevedo Matos atua como regente, compositor e arranjador de obras musicas. Licenciado em Música (1992), possui mestrado (2002) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade do Ceará. Atualmente, dirige a Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), onde trabalha articulando iniciativas, incentivando e apoiando ações e projetos relacionados à arte na instituição. Vinculado ao Mestrado Profissional em Artes, investiga sobre as possibilidades de aprendizagem musical, orientando pesquisas de mestrado e doutorado nas temáticas de Educação Musical e Arte-Educação.

Em entrevista para a Rádio Universitária FM, Elvis destaca que sua trajetória na música e seu processo de aprendizagem e formação foram fatores decisivos para compreender qual a função da arte nos processos de formação humana. "Eu compreendo hoje que a Universidade tem uma função muito importante, delicada e perigosa no sentido de não apenas formar um profissional de uma área específica, mas no sentido de formar um intelectual, alguém que consegue compreender profundamente a realidade", disse

O estudo da música, do teatro ou qualquer outra prática artística acaba sendo um elemento de compreensão com o próprio ser e uma prática de humanidade. Segundo Elvis, "estudar música e teatro, ou ter oportunidade de fazer música ou qualquer outra linguagem artística, faz com que você entre em contato com aquilo que nos irmana à todos, que é sua própria humanidade, o seu próprio sentido de humanidade".
DSC_0154Em 2014, já como diretor da Secult-Arte, Elvis colaborou no projeto de criação da Orquestra Sinfônica Universitária. Esta orquestra, diferentemente de qualquer outra orquestra padrão no país, seria calcada em professores especializados em Ensino coletivo de Instrumentos Musicais e seus estudantes, seja de graduação, pós-graduação ou extensão, apostando na capacidade de formação musical instrumental desta metodologia. Atualmente, a Orquestra da UFC é formada por 60 membros, sendo 49 estudantes.

Escute a entrevista completa:

*A entrevista foi gravada no dia 18 de abril de 2016 por telefone.