14/09/18

#16 – Flávia Rodrigues e Daniel Chastinet (Com Figura)

Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues são os idealizadores do Com Figura, projeto que já existe há 1 ano e teve início no Ateliê de Flávia (Foto: Thiago Gadelha)

Imagine 25 pessoas de idades, profissões e histórias de vidas diferentes reunidas com o objetivo de observar, desenhar e trocar ideias. Assim é o Com Figura, projeto idealizado pelo ilustrador Daniel Chatinet e pela artista visual e bordadeira Flávia Rodrigues, que proporciona sessões regulares de desenho de modelo vivo em Fortaleza.

Realizado quinzenalmente na Escola do Porto Iracema das Artes, o Com Figura é gratuito e os participantes ficam livres para utilizarem a técnica que quiserem e o material que tiverem, sem se preocupar com um conceito definido. "É uma experiência muito massa chegar no Com Figura com o nível de desenho que você tem agora e se dar essa chance de tentar desenhar e observar. A partir do momento que você riscou no papel, com a intenção de não escrita, isso é desenho. É legal que isso represente mais pra você", explica Daniel.

O projeto também aposta em uma representatividade de modelos vivos para cada sessão, afinal, todos os corpos podem oferecer informações, quebrando assim com padrões corporais pré-estabelecidos. "Eu venho da formação do Design de Moda, em que a gente aprende a desenhar aqueles corpos padrões, super magros, figuras estilizadas, e o Com Figura me ajudou a desconstruir esse padrão de corpos, a observar mais os corpos, a soltar o traço", relata Flávia.

Confira a entrevista* com Flávia Rodrigues e Daniel Chastinet, idealizadores do Com Figura:

*Esta entrevista foi realizada no dia 13 de setembro de 2018, nos estúdios da Rádio Universitária FM

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.

Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção e Apresentação: Carolina Areal
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa