11/09/15

Violência doméstica contra mulher é tema de pesquisa

A ideia para a pesquisa surgiu de um conversa entre o Prof. José Raimundo Carvalho e a própria Maria da Penha, ícone da luta contra a violência doméstica.

No último mês de agosto, a UFC, em parceria com o Instituto Maria da Penha (IMP), a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Governo do Estado do Ceará, assinou um convênio que que viabiliza o início de pesquisa sobre as condições socioeconômicas e a violência doméstica contra a mulher.

A pesquisa é coordenada pelo Prof. José Raimundo Araújo Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC, e será feita ao longo dos próximos dois anos. Através da coleta de dados aplicada em 11 mil domicílios no Nordeste, o estudo poderá produzir indicadores inéditos que apresentarão uma radiografia mais precisa de todos os condicionantes e da realidade da violência doméstica no Nordeste.

Em entrevista concedida à Rádio Universitária, o Prof. José Raimundo contou sobre como será o processo de pesquisa e quais as ações práticas surgirão a partir do estudo. “Esse projeto tem o viés de produzir estatística e, em um certo sentido, de pressionar gestores públicos de todo o Nordeste e do brasil e cientistas para que a gente procure soluções, baseadas em boa pesquisa, que tenha durabilidade e sejam implementadas”, comenta o professor.

Confira a seguir a entrevista completa: