15/05/15

Consumo eficiente de energia elétrica

Equipe do Programa de Eficiência Energética da Universidade Federal do Ceará (PROCEN) conversa sobre a importância de se consumir energia de forma eficaz e segura

Quem nunca deixou luzes e aparelhos de ar-condicionado ligados sem alguém no ambiente ou esqueceu o carregador do celular na tomada por dias? Hábitos como esses são mais comuns do que se imagina e estendem para além da própria casa: chegam ao trabalho, à escola, à universidade e levam a um desperdício não só de dinheiro, mas também de recursos naturais.

Com o objetivo de reduzir, pelo menos, 20% do consumo de energia elétrica da Universidade Federal do Ceará, foi criado, em 2001, o Programa de Eficiência Energética da Universidade Federal do Ceará (PROCEN) realizando medidas como análise e gestão das faturas de energia elétrica e estudos de cargas de toda a universidade, campanhas de combate ao desperdício através de palestras de conscientização, dentre outras.

Em estúdio, recebemos três integrantes do projeto: Glauber Cavalcante, Igor Holanda e Breno Freitas, todos estudantes do curso e Engenharia Elétrica da UFC. Dentre os assuntos abordados em entrevista, eles conversaram sobre o conceito de eficiência energética e ressaltaram a importância de colocá-lo em prática. “Eficiência energética é o uso racional da energia elétrica visando à redução de custos e desperdícios.”, diz Breno, ressaltando ainda que economizar 1kwh custa, pelo menos, quatro vezes mais barato que gerar a mesma quantidade de energia.

Em relação à campanha UFC Sustentável, Breno destaca que o objetivo da ação é conscientizar a comunidade universitária sobre o combate ao desperdício e estimular o uso racional dos bens públicos. O papel do PROCEN nessa conscientização vem, segundo ele, “através de palestras, workshops e atividades extras.”

Ouça abaixo a entrevista completa com Glauber Cavalcante, Igor Holanda e Breno Freitas.

Ou assista o vídeo: