25/01/16

Acadêmicos da Casa Caiada

 

O Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC) é um Projeto de Extensão do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará – UFC fundado em 2008, pelos Professores Erwin Schrader e Catherine Furtado dos Santos (UFC), atualmente orientadora e regente do projeto. A Rádio Universitária FM entrevistou Artur Guidugli de Mendonça, regente, bolsista e co-diretor das produções do Acadêmicos da Casa Caiada.

O nome Casa Caiada foi dado por Descartes Marques Gadelha, mestre de cultura popular, fundador de grupos de Maracatu e importante carnavalesco de Fortaleza, padrinho do grupo, que se inspirou na casa, pintada de cal, onde morou o escritor cearense José de Alencar. A proposta do Grupo é desenvolver uma formação artística e musical através das práticas percussivas em coletivo/colaborativo com a comunidade no geral.

A formação humana aliada a produção de espetáculos percussivos com composições de músicas autorais e extensa variedade rítmica, que traz em sua composição carimbós, baiões, maracatus, marchinhas carnavalescas e sambas-enredo, coloca em cena, trabalhos autorais, inspirados nas diferentes culturas e diversidade rítmica do Brasil e do mundo.

Para o ano de 2016, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada prepara o seu terceiro espetáculo cênico-percussivo Brincante, que traz em sua narrativa, através do Maracatu, a história de sua formação e o desenrolar de suas influências nas diversas regiões brasileiras.

Acadêmicos da Casa Caiada conta com mais de 20 integrantes e também realiza, anualmente, os projetos: Semana de Música Percussiva e Batucada no meu Bairro.

Escute abaixo a entrevista com Artur Guidugli de Mendonça:

Deixe uma resposta

*