07/12/18

Zumbi entrevista autor de estudo sobre funk ostentação

Através de uma gravação com o celular e o compartilhamento na internet, MC Loma e as Gêmeas Lacração conseguiram viralizar a música Envolvimento . Com essa ferramenta, elas conseguiram ser vistas e ouvidas pelo público e pela grande mídia (Foto:Divulgação)

No próximo domingo, dia 9 de dezembro, o programa Zumbi, série especial de Rap da Universitária FM, conversará com o pesquisador João Marcelo Brás, autor do livro Funk Ostentação: SP-ZN. Ele vai contar detalhes de sua experiência junto à cena musical do funk ostentação entre jovens que vivem nas comunidades periféricas da região norte da cidade de São Paulo, especificamente nos bairros da Freguesia do Ó e da Brasilândia.

Recém-lançada, a publicação traz observações sobre os fenômenos de construção de sentidos e identidades por meio das expressões musicais e culturais desse gênero, destacando as formas como essas juventudes se apropriam e usam a cultura global num permanente diálogo com suas vivências cotidianas. A pesquisa em Comunicação foi desenvolvida em nível de mestrado na Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo, sob orientação de Simone Luci Pereira.

Na edição de domingo, o Zumbi também prossegue com a audição completa do álbum Sobrevivendo no inferno, dos Racionais MC's. As letras dessa obra fonográfica foram incluídas nas leituras obrigatórias do Vestibular Unicamp de 2020. As faixas Diário de um detento e Periferia é periferia (em qualquer lugar) serão intercaladas com uma versão radiofônica para a introdução que o professor Acauam Silvério de Oliveira, da Universidade de Pernambuco, preparou para o livro lançado pela Companhia das Letras. A publicação contém todas as letras do álbum de 1997 e também fotos do grupo de rap paulistano.

A série de programas especiais Zumbi: O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, de 18h às 20h, com produção e apresentação de Thaís Aragão.