25/04/15

Programação de fim de semana da Universitária FM

Disco da Semana – 25/04, às 12h
O Disco da Semana deste sábado (25) traz a resenha do CD Boca de Goiaba, do regional de choro paulistano Choro das 3. Com um repertório repleto de inovações e surpresas, o álbum é uma espécie de segundo volume do disco anterior do grupo, Boas Novas. As influências passeiam pelo nordeste com ritmos como Boca de Goiaba até chegar à Europa com arranjos clássicos como Minha Primeira Valsa. No repertório do CD Boca de Goiaba, há 14 temas inéditos de autoria das meninas do regional e de instrumentistas amigos.

Frequência Beatles – 25/04, às 18h
O programa deste sábado (25) apresenta uma resenha comentada dos 45 anos do álbum McCartney I de Paul McCartney, lançado oficialmente no Reino Unido no dia 17 de abril de 1970. McCartney é o nome do primeiro então LP solo do músico, multiinstrumentista e compositor britânico, Paul McCartney após a separação oficial dos Beatles. O álbum é conhecido pelo fato de Paul ter tocado todos os instrumentos e gravado todos os vocais para o álbum, com exceção de vocalizações que ficaram por conta de sua mulher na época, Linda McCartney.

Sempre aos Domingos – 26/04, às 7h
O programa deste domingo traz a 3º edição, de uma série de três programas, com grandes sucessos de 1954 por vários intérpretes da MPB. Nesta edição, serão apresentados grandes nomes da música popular do porte de Jorge Veiga, Dolores Duran, Adelaide Chiozzo, Dircinha Batista, Risadinha, Luiz Gonzaga, Osny Silva, Jackson do Pandeiro, Augusto Calheiros, Elizeth Cardoso, Dircinha Batista e o grupo cearense Trio Nagô, Carlos Galhardo e Cauby Peixoto.

Brasileirinho – 26/04, às 10h
O programa Brasileirinho, deste domingo (26), promove uma roda de choro especial com o Grupo de Choro da UECE, ao vivo, em homenagem ao dia 23 de abril, Dia Nacional do Choro, o gênero musical mais tipicamente brasileiro, celebrando o aniversário do genial Pixinguinha. No repertório obras de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e K Ximbinho. O grupo pretende ainda apresentar uma releitura da obra de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto e Luiz Gonzaga. Sobre esse último, fazendo uma aproximação dos repertórios de Baião e estilos característicos do Forró e do repertório praticado pelas bandas de música da década de 1950 e 60 na cidade do Rio de Janeiro.

Memória 107 –26/04, às 14h
O Memória 107 desde domingo (26) homenageia o centenário da cantora carioca Aurora Miranda, irmã de Carmen Miranda. Aurora Miranda da Cunha nasceu no 20 de abril de 1915 e faleceu no dia 22 de dezembro de 2005, no Rio de Janeiro. Aurora Miranda começou como cantora na Rádio Mayrink Veiga em 1932, transferindo-se logo para a Philips. Em 1933, a cantora grava seu primeiro disco, com destaque para Cai, Cai, Balão (Assis Valente), cantado em dupla com o já famoso cantor Francisco Alves. Em 1999, quando das celebrações dos noventa anos de Carmen Miranda, Aurora Miranda teve ativa participação em entrevistas para rádio e televisão, além de inaugurar mostras comemorativas em honra da irmã.