22/02/17

Encontro com o Jazz homenageia Al Jarreau

Reprodução/Internet

O programa Encontro com o Jazz desta quarta-feira (22), às 21h, apresenta um repertório em homenagem ao cantor estadunidense Al Jarreau (1940-2017). O programa desta noite tem produção de Maurício Matos, e traz algumas pérolas do repertório do cantor, a exemplo de Spain, de Chick Corea, Blue Rondo a la Turk, de Dave Brubeck, e até a versão em inglês de Água de Beber, de Tom Jobim, com letra de Ray Gilbert. Ao longo da carreira, Jarreau se apresentou ao lado de músicos importantes, como Miles Davis, George Benson, Chick Corea e o pianista brasileiro Eumir Deodato.

Alwin Lopez Jarreau nasceu em 12 de março de 1940, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin (EUA). Desde cedo esteve envolvido com a música, pois seu pai era pastor adventista e cantor, e sua mãe, pianista, e logo Al começou a cantar no coro da igreja. No início dos anos 1960, formou-se em Psicologia pelo Ripon College, e posteriormente obteve o mestrado em orientação vocacional. A partir de 1969, Al Jarreau se transfere para a Califórnia, e começa a trabalhar no circuito de jazz de Los Angeles. O disco de estreia, We Got By, foi gravado em 1975.

Entre 1978 e 2007, foi agraciado com sete prêmios Grammy, nas categorias de Melhor Performance dos gêneros jazz, rhythm and blues (R&B) e pop, além de vencer com melhor gravação de música para crianças. Em 1991, Jarreau também foi nomeado doutor honoris causa pela tradicional Escola de Música de Berklee, e o mesmo título foi conferido treze anos depois pela Universidade de Wisconsin. Gravou mais de 25 CDs, produzindo trilhas para cinema e televisão, obtendo reconhecimento pela brilhante carreira internacional. Al Jarreau faleceu em Los Angeles no último dia 12 de fevereiro de 2017, de insuficiência respiratória, aos 76 anos.

O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, sempre às 21h, e tem produção de César Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Everardo Sousa e Adalberto Inácio.