03/08/18

#13 – Cacique Irê

Cacique Irê graduou-se no curso de Licenciatura Intercultural Pitakajá I, realizado pela UFC e hoje é diretora da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé (Foto: Thiago Gadelha/Diário do Nordeste)

Juliana Alves, a Cacique Irê, ocupa o posto de cacique dos Jenipapo-Kanindé, ao lado da irmã, Bida, e da mãe, Cacique Pequena, a primeira mulher cacique da América Latina eleita para o posto, em 1995. Cacique Irê graduou-se no curso de Licenciatura Intercultural Pitakajá I, realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e hoje é diretora da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, que funciona desde 2009.

Na última quinta-feira, dia 2/8, foi inaugurada a Escola de Cinema Indígena Jenipapo-Kanindé (ECINDIJ) na Aldeia Lagoa Encantada, em Aquiraz. Realizada pela Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através do edital Escolas da Cultura, a ECINDIJ tem o objetivo de promover um audiovisual pautado nas vivências indígenas, que possibilite a auto-expressão e o registro de saberes tradicionais, valorizando a diversidade de narrativas. A iniciativa também destaca o viés profissionalizante, oferecendo formação especializada de forma gratuita e acessível.

Ouça a entrevista* com a Cacique Irê:

*Esta entrevista foi gravada no dia 31 de julho de 2018, nos estúdios da Rádio Universitária FM.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.

Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção: Natália Maia e Karol Sousa
> Apresentação: Natália Maia e Karol Sousa