02/06/17

Medidas de segurança contra ataques cibernéticos

Na série Mr. Robot, Elliot é um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança virtual durante o dia, e como hacker vigilante durante a noite. (Foto: USA Network/Virginia Sherwood)

Uma pesquisa realizada pela Cyberventures, uma consultoria internacional na área de segurança na Internet, registrou que o prejuízo global causado por ataques cibernéticos ultrapassou US$ 5 bilhões em 2016. A estimativa da consultoria é que os crimes cibernéticos cheguem a um prejuízo de US$ 6 trilhões em 2021.

O Brasil foi considerado um dos países mais vulneráveis do mundo em relação a invasões por programas maliciosos. Segundo a empresa russa de segurança da informação, Kaspersky, o Brasil aparece em 5º lugar, à frente de países como Estados Unidos, Argentina e Tailândia. De acordo com a empresa russa, mais da metade dos computadores brasileiros analisados já foram alvos de ameaças.

Para combater os ataques cibernéticos e estar um passo à frente dos invasores, é preciso investimentos na área de pesquisa em segurança da Internet. Porém, medidas mais criteriosas dos usuários podem colaborar na prevenção desses ataques. Por isso, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará preparou uma série de recomendações de segurança para evitar os efeitos de possíveis ataques cibernéticos, como o ocorrido no último dia 12 de maio em cerca de 100 países.

O analista da Divisão de Segurança da Informação da STI, Luiz Gonzaga, garante que as dicas são simples e rápidas de serem executadas, aumentando assim a segurança dos nossos computadores."É utopia pensar na rede 100% segura, mas muito parte de nossas ações como usuários.É necessário manter os sistemas atualizados, não usar softwares piratas, ter um bom antivírus e aplicar atualizações de segurança do próprio sistema", afirma Luiz.

Em entrevista concedida para a Rádio Universitária FM, Luiz Gonzaga garante ainda que não houve relatos de máquinas atacadas na UFC, mas que a equipe começou a adotar medidas de segurança assim que os rumores sobre o ataque cibernético do dia 12 de maio começaram a circular na rede.

Ouça a entrevista completa realizada pela jornalista Carolina Areal*:

*Entrevista concedida no dia 1º de junho para o programa Revista da Educação, que vai ao ar aos sábados e domingos, sempre às 15h, na Rádio Universitária FM.