05/08/16

Alan Uchoa II e a fotografia dos sonhos e medos

Muitos consideram fotografia uma forma de guardar e aprisionar momentos, sentimentos e memórias. Outros podem pensar diferente: a fotografia liberta, e retrata o mundo em expressividade e linguagem. Nesta semana, a seção Entrevista do site da Rádio Universitária FM apresenta um bate-papo com o fotógrafo Alan Uchoa II.

Recém-graduado em Audiovisual e Novas Mídias, o artista de 23 anos, embora tenha um recente contato com a fotografia, já revela muito de si. O gosto por modificar e fugir da realidade e a grande afinidade em manipulação de imagens possibilitaram criar inúmeras obras. Adentramos o universo imagético do fotógrafo para revelar experiências de vida, impressões estéticas e processos criativos.

O primeiro contato com a fotografia se deu aos 17 anos de idade, quando conheceu um garoto que não só atuava como fotógrafo em seus trabalhos, mas costumava ser o próprio modelo e editor. Segundo Alan, esse foi o pontapé inicial para que ele começasse a desenvolver e reproduzir em imagem o seu próprio mundo fantástico. "Ele falou que fazia tudo sozinho e que usava tutoriais da internet, e isso abriu os meus olhos, foi uma experiência de transformação porque a fotografia sempre esteve muito longe de mim. Parecia ser sempre algo muito caro, que envolvesse sempre muitos equipamentos e uma equipe grande", afirma.

A partir daí, Alan Uchoa II iniciou os trabalhos, definindo-os como fine-art, por serem feitos puramente por impulso artístico e estético em oposição à fotografia feita com objetivo documental ou publicitário. A fotografia e a manipulação da imagem, desde então, foram instrumentos utilizados por ele para expressar opiniões, sentimentos como medos e dúvidas, a fé e o entendimento sobre a vida, além do seu próprio desenvolvimento humano através da arte.

Em seu recente foto-livro Escafandro: a engenharia dos medos e sonhos, pesquisa de conclusão de curso de graduação, Alan conta sobre o início de sua carreira, que começa desde criança, quando costumava imaginar e fugir do mundo real. A linha do tempo do livro segue até o momento em que se definiu como artista, deixando claro todas as dificuldades e temores durante essa jornada. A obra está disponível para visualização na Internet (acesse aqui).

Escute a entrevista completa:

*Entrevista realizada nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 16 de maio de 2016.

Confira os trabalhos fotógrafo Alan Uchoa II no Flickr: