22/12/20

Violinista Ana de Oliveira apresenta seu novo álbum solo

Além de comentar as obras reunidas no álbum “Dragão dos Olhos Amarelos”, a spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF vai falar de seu livro sobre técnicas estendidas para violino - Foto: Paulo Rapoport

Você sabia que spalla é o primeiro-violino da orquestra, responsável por ajudar os instrumentistas a afinar seus instrumentos e a repassar ao grupo as orientações do maestro? Spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, a Universidade Federal Fluminense, Ana de Oliveira estará no programa Música Erudita desta noite de terça-feira (22/12), a partir das 22h, apresentando as obras reunidas em seu primeiro álbum solo, Dragão dos Olhos Amarelos.

Com produção da própria artista e gravações realizadas por André Mehmari, o álbum traz composições improvisadas inéditas da violinista paulistana – como a obra em seis partes que dá título ao lançamento – e também de outros compositores, dedicadas a ela. É o caso de Dodecafoniana I e II para violino solo, de Sérgio Ferraz, e Posso Chorar, faixa bônus inédita escrita por Hermeto Pascoal nos anos 80, quando Ana de Oliveira tocava como spalla da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo.

Também pesquisadora, ela vai falar sobre seu recém-lançado livro “O Violino na Música Contemporânea Brasileira – um manual de técnicas estendidas”. A publicação é fruto do mestrado profissional concluído em dezembro de 2018, no Instituto Villa-Lobos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sob orientação de Mariana I. Salles, podendo ser utilizado como manual para estudantes de violino e composição. Ana de Oliveira também é conhecida por seu trabalho no prestigiado Trio Puelli.

O repertório do programa Música Erudita inclui ainda a Sonata para Trompa e Piano (1942), da compositora belga Jane Vignery, com Akiko Nikami e Tillmann Höfs, e o Concerto No. 7 “Alla Portuguesa”, do inglês William Corbett, interpretado pelo cravista alemão Andreas Xtaier e pela Orquestra Barroca Casa da Música do Porto.

Fecham a seleção as obras de atmosfera etérea compostas coletivamente pelo quarteto canadense New Hermitage, inspiradas pela noção de escuta profunda da compositora Pauline Oliveros e com interfaces artísticas que vão do jazz às orquestras de gamelão javanesas. Haverá reprise no domingo, dia 27 de dezembro.

O programa Música Erudita vai ao ar diariamente, das 22h à meia-noite, com produção e apresentação de Thaís Aragão; operação de áudio dela, de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Fernando Maia; e Germán Gras no apoio à produção.

Tags:, , , , , ,