21/05/20

Saúde Mental e Isolamento Social no Saúde é o Tema

O programa Saúde é o Tema é uma produção da Rádio Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (Foto: Reprodução/ Rede Humaniza SUS)

A terceira edição do programa Saúde é o Tema vai ao ar nesta sexta-feira (22), às 11h30, na Rádio Universitária FM.  A apresentadora e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Paula Reis media o assunto Saúde Mental em Tempos de Isolamento.

Participam do programa Darlindo Ferreira, psicólogo, professor de Saúde Coletiva da UFPE e coordenador do Laboratório de Pesquisa e Ensino sobre o Cuidado em Educação e Saúde (LAPECES); e Islândia Carvalho, pesquisadora da Fio Cruz Pernambuco e Coordenadora Executiva do Observatório Nacional de Saberes Tradicionais e Práticas Integrativas e Complementares.

Ao longo do programa, os participantes conversam sobre o terceiro mês de isolamento social e quais os efeitos desse momento na saúde mental da população. O professor Darlindo Ferreira explica que o termo certo seria distanciamento social e não isolamento e que uma parcela significativa da população já tinha problemas de saúde mental, mas, com esse distanciamento, os problemas foram intensificados. "Nós vivemos uma crise sanitária, política e socioeconômica. Quando você pega várias crises que se cruzam, as pessoas vão sentir falta da referência, gera um sentimento de incerteza e insegurança", afirma o professor.

Finalizado o programa, vai ser exibido a radionovela O Auto da Compadecida em Tempos de Pandemia, uma produção do Projeto de Extensão Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio, do Centro Acadêmico do Agreste. O enredo traz a chegada do Capitão Covid à cidade de Taperoá. A população, com medo, está em casa e essa atitude tem irritado o Coronel Antônio Morais. Mas, Chicó e João Grilo estão cheios de ideias para enfrentar o Capitão Covid.

O programa Saúde é  o Tema é uma produção da Rádio Paulo Freire, emissora vinculada à  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Rádio Universitária FM está transmitindo o programa todas as sexta-feiras, sempre às 11h30.

Tags:, , , , , , ,