19/05/16

Rádio Debate discute cicloativismo e mobilidade humana

Reprodução/Internet

O Rádio Debate desta quinta-feira (19) discute o cicloativismo e a mobilidade humana. O programa será apresentado pelo jornalista Marcos Robério, e terá como convidadas a jornalista Rosana Reis, integrante do coletivo Ciclanas - Mulheres de Bicicleta no Trânsito de Fortaleza, e a jornalista Kelly Hekally, vice-presidenta do Ciclovida (Associação de Ciclistas Urbanos de Fortaleza) e membro da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).

O cicloativismo é ativismo político e movimento social organizado com o propósito de defender a bicicleta como alternativa viável de transporte para o crescente trânsito das cidades. Os cicloativistas, ou militantes desse movimento, trazem para a opinião pública e as autoridades governamentais as pautas de educação e segurança no trânsito, a necessidade de investimentos em infraestrutura cicloviária, e a promoção da bicicleta como meio de transporte sustentável, por não gerar poluentes e aumentar a qualidade de vida da população.

A mobilidade humana é um termo oriundo da ampliação do conceito inicial de mobilidade urbana, pois defende não apenas a coexistência de diferentes modais de transporte (automóveis, ônibus, trens metropolitanos, metrô, bicicletas, entre outros).  A reflexão se estende para a real possibilidade de escolha do cidadão no deslocamento para as atividades diárias de trabalho, estudo e lazer, e o planejamento urbano voltado para as pessoas e para as formas de transporte não-motorizado. A mobilidade humana prioriza a arborização e a requalificação de espaços públicos como praças e calçadas, para estimular não apenas o uso da bicicleta, mas também os trajetos realizados a pé.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves e apresentação de Marcos Robério.

Deixe uma resposta

*