17/06/16

Programa Reouvindo o Nordeste entrevista Oliveira de Panelas

Reprodução/Internet

O programa Reouvindo o Nordeste deste sábado (18), transmitido a partir de 8 horas na Rádio Universitária FM 107,9, traz uma entrevista exclusiva com o cantador, violeiro e repentista pernambucano Oliveira de Panelas.

Francisco Oliveira de Melo nasceu em 24 de maio de 1946, no município de Panelas (PE). Começou a fazer poesia precocemente, aos 9 anos de idade. Tornou-se cantador profissional aos 14 anos, viajando por Pernambuco, Paraíba e Alagoas, apresentando-se em parceria com os poetas-cantadores Manoel Hermínio e João Vicente. Participou de inúmeros programas de rádio, sempre divulgando a cultura do repente e ensinando a história e os gêneros da cantoria nordestina.

Entre 1971 e 1975, residiu em São Paulo e participou da fundação de agremiações culturais, como a  Associação de Repentistas, Poetas e Folcloristas do Brasil. O disco de estreia é Coletânea de Repentista (1975), da série Brasil Caboclo, com vinte e quatro gêneros distintos de cantoria e participação de vários cantadores. Desde 1976, é radicado em João Pessoa, na Paraíba, onde presidiu por oito anos a Associação de Poetas Repentistas do Brasil. Produziu 11 LPs, 22 CDs, 15 livros e trilhas para filmes, como Deus deu a Terra e o Diabo a Cercou; Os dez últimos dias de Lampião; e Chatô, Rei do Brasil. Oliveira de Panelas é um dos principais expoentes do repente, da cantoria do Nordeste, e entusiasta da literatura de cordel.

O programa Reouvindo o Nordeste vai ao ar sempre aos sábados, de 8 às 9 horas da manhã, na Rádio Universitária FM. Produzido e apresentado por José Rômulo, o Reouvindo divulga as manifestações artístico-culturais do Nordeste.