13/01/17

Programa Minha Bossa Nova homenageia Elis Regina

Reprodução/Internet

O programa Minha Bossa Nova desta sexta-feira (13), às 20h, presta tributo à cantora Elis Regina (1945-1982), com produção e apresentação de Pierre Barreto. No programa de hoje, ouviremos trechos do CD Falso Brilhante (1976), e do show O Fino da Bossa, da dupla Elis e Jair Rodrigues.

Elis Regina Carvalho Costa nasceu em 17 de março de 1945, em Porto Alegre (RS). Iniciou precocemente a carreira artística aos 11 anos, em apresentações no programa O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha. Dois anos depois, em 1958, foi contratada para cantar no elenco da Rádio Gaúcha. Foi convidada para gravar o primeiro LP, Viva a Brotolândia, em 1961, no Rio de Janeiro. Elis participou do circuito de festivais nos anos 1960, e se tornou nacionalmente conhecida ao interpretar Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, e conquistar o primeiro lugar no I Festival da Música Popular Brasileira na extinta TV Excelsior, em 1965.

Nos anos 1960, Elis teve extensa agenda de shows no eixo Rio-São Paulo, e conviveu no célebre Beco das Garrafas, na zona sul carioca, berço do movimento da bossa nova. Conheceu o produtor Luis Carlos Mièle e o músico e compositor Ronaldo Bôscoli, com quem se casou em 1967. Da união com Bôscoli, nasceu o filho João Marcelo, que se tornaria também músico. Em 1970, ela se casou novamente, dessa vez com o pianista e diretor musical César Camargo Mariano, com quem teve os filhos Pedro Mariano e Maria Rita.

Elis Regina é considerada uma das principais intérpretes de todos os tempos da música brasileira, e por divulgar em discos e shows a obra de inúmeros compositores, como João Bosco, Chico Buarque, Belchior, Renato Teixeira, Milton Nascimento e Gilberto Gil. Conhecida pelo domínio da técnica vocal e pela presença de palco, também foi a primeira cantora a registrar a voz como instrumento musical na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). Elis faleceu aos 36 anos de idade, em 19 de janeiro de 1982, por causa de uma overdose de cocaína.

O programa Minha Bossa Nova vai ao ar às sextas-feiras, de 20h às 21h, com produção e apresentação de Pierre Barreto, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.

Deixe uma resposta

*