20/05/16

Programa “Escutar e Pensar” comemora 10 anos no ar

Foto / Viktor Braga

O Programa "Escutar e Pensar" terá programa especial nesta sexta-feira (20), às 14h, para celebrar dez anos de transmissões na Rádio Universitária FM 107,9. No ar desde maio de 2006, a proposta do "Escutar e Pensar" é discutir tópicos de psicanálise relacionados a temas cotidianos, como saúde, meio ambiente, cidadania e responsabilidade social.

No programa comemorativo de logo mais, a apresentadora e produtora Maria Livia Marchon e o apresentador substituto Francisco Vale recebem para o debate o professor Nonato Lima, diretor da Rádio Universitária FM; o psiquiatra Valton Miranda, colaborador do programa; a psicanalista Sônia Eva Tucherman, criadora da iniciativa; e a psicanalista Tereza Mônica Bastos, responsável pela implantação do programa em Fortaleza.

Histórico
Inicialmente, o programa "Escutar e Pensar" foi criado em 2001 por Sônia Eva Tucherman, em realização conjunta com a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), sendo transmitido semanalmente na Rádio MEC 800 AM. Em 2015, o "Escutar e Pensar" carioca mudou o nome para "Ecos do Pensamento", e tem sido veiculado nas sextas-feiras, às 10h15, pelo site da Rádio MEC. A versão cearense do programa foi autorizada pela pesquisadora do SBPRJ e teve início em maio de 2006, em parceria com o Grupo de Estudos Psicanalíticos de Fortaleza (GEPFOR), tendo à frente Mônica Bastos e Valton Miranda, que conduziram o programa até setembro de 2007.

Para a psicanalista Mônica Bastos, o começo do projeto foi muito desafiador ao trazer para o rádio local um programa sobre psicanálise. Mônica ainda avalia que, após uma década, o "Escutar e Pensar" possui utilidade pública e boa repercussão nos meios acadêmico e radiofônico no Ceará. "Houve um pouco de resistência, mas, aos poucos, a gente foi ganhando experiência e confiança.  O programa foi ficando muito mais tranquilo, bem aceito, os convidados e os ouvintes participavam muito. Isso foi nos dando muita força para continuar e fazer os debates nas sextas-feiras", explica.

A professora Maria Livia Marchon assumiu a bancada do "Escutar e Pensar" em setembro de 2007, e continua nas funções de produtora e apresentadora do programa até hoje. Maria Livia define como finalidade do programa aproveitar conhecimentos psicanalíticos que já foram muito comprovados e passá-los com linguagem simples para os ouvintes. "Não há nenhum interesse em fazer grandes explanações, mas passar conhecimentos que sirvam para o dia-a-dia. Nada de usar terminologia técnica", comenta. A apresentadora ressalta ainda a diversidade de ouvintes das mais variadas profissões e classes sociais, desde médicos, farmacêuticos, estudantes e funcionários públicos a costureiras, manobristas e porteiros, que acompanham e contribuem com o programa.

Ouça os depoimentos de Mônica Bastos e Maria Livia Marchon:

Atualmente, o "Escutar e Pensar" tem veiculações de mensagens temáticas de três minutos, de segunda a quinta-feira, às 13h55, que preparam o assunto a ser debatido no programa de sexta-feira, de 14h às 15h, na Rádio Universitária FM.

Programa Escutar e Pensar - especial 10 anos
Sexta-feira (20), às 14h
Rádio Universitária FM 107,9 ou pelo site, no Ouça ao vivo
O ouvinte pode participar ao vivo pelo telefone (85) 3366-7474 e