28/02/18

UFC lança Concurso de Monografias O Cearense 2018

O Concurso de Monografias O Cearense foi lançado na terça-feira, dia 27, em solenidade para convidados, no gabinete do reitor da UFC Prof. Henry Campos (Foto: Jr. Panela/UFC)

O Concurso de Monografias O Cearense 2018 traz a oportunidade de uma releitura da obra clássica de Parsifal Barroso e um resgate da cearensidade. A iniciativa é da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Myra Eliane.

O presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, explica a proposta:

"A proposta é dar espaço para que as pessoas conheçam o que é ser cearense, que já começou em Gilberto Freyre, Djacir Menezes. E simplesmente nesse mundo, que é tudo muito rápido e supérfluo, superficial, eu acho que é uma oportunidade de você aprofundar nas características da sua própria raça, da nossa própria gente, do nosso próprio estado. E trazer um aprofundamento nesse sentido".

O reitor da UFC, Henry Campos, enfatiza que o concurso traz gratas lembranças:

"Me traz a lembrança como eu disse primeiro, da própria Myra, que eu tive a oportunidade de conhecer enquanto adolescente. Era uma mulher extraordinária, irmã de um grande amigo meu, que nós somos amigos ao longo de toda a sua vida, Edson Queiroz Filho. E também essa figura ilustre que é Pascal Barroso, que eu também conheci ainda quando criança."

O presidente da Academia Cearense de Letras, Ubiratan Aguiar, justifica a importância do concurso:

"Nós mesmos cearenses precisamos nos conhecer melhor porque somos vencedores, apesar das adversidades. O clima nos é adverso e nós não abandonamos o chão, e convivemos com as dificuldades. De onde nasce essa força? Então esse concurso de monografia para resgatar as nossas origens, para resgatar os nossos valores, para resgatar a capacidade de superação do cearense, eu considero da maior importância".

O Concurso de Monografias O Cearense 2018 oferece premiação em dinheiro e equipamentos eletrônicos. Podem participar estudantes de qualquer universidade do Brasil, pública ou particular. As inscrições estão abertas até 27 de março. As informações estão no site do concurso.

Reportagem de Eriberto Sales.

Tags:, , , , , , , , ,