21/03/16

Ouça na íntegra: Rádio Debate sobre a atual conjuntura política (17.03.2016)

O vazamento de áudios de conversas telefônicas interceptadas do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por Sérgio Moro, juiz da Operação Lava Jato, dia 16; a posse de Lula como novo Ministro Chefe da Casa Civil e as milhares de pessoas que foram às ruas protestar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, dia 17, são alguns dos assuntos em pauta na atual conjuntura política nacional.

Para discutir o tema, o Rádio Debate recebeu, dia 17, nos estúdios da Rádio Universitária FM, Newton Albuquerque, professor dos cursos de Direito da UFC e da Unifor; e Mirtes Amorim, professora doutora de Filosofia Política da UFC. Chico Lopes, deputado federal (PCdoB), participou da conversa por telefone de Brasília

Comentando a decisão da presidenta Dilma Rousseff em nomear o ex-presidente Lula para a Casa Civil, Chico Lopes acredita que "o que a gente não pode negar é que a presidente tem o direito de nomear quem ela quer e a pessoa aceitar. [...] A política é pra isso: ou é pra servir o povo ou pra atrapalhar. No caso dele, veio pra ampliar. Agora se vai dar certo? Não sei, mas na minha avaliação ele está (lá) pra isso, pra fazer política."

Já Newton Albuquerque enfatizou em seu discurso que considera um golpe as iniciativas a favor do impeachment da presidenta: "Um golpe no sentido clássico sempre parte de alguém que tem um aparato do estado que interage com outros setores procurando criar um elemento de comoção no País, quem sabe legitimando outra forma de intervenção mais brusca. [...] O que nós estamos vivendo hoje no País é uma afronta ao estado de direito, é uma afronta ao garantismo constitucional de direitos fundamentais e há uma crescente penalismo de espetáculo."

Considerando a fala de Newton, Mirtes Amorim complementa: "De fato, nós estamos aqui nesse momento de urgência da sociedade brasileira. Tanto eu como o companheiro Newton viemos aqui rapidamente diante dessa situação política nacional, talvez levados pelo nosso espírito de cidadania, de ter esse momento para mostrar o nosso repúdio, o meu repúdio pessoal a esse momento de golpe que se prepara."

Ouça o programa na íntegra:

 

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta, das 11h30 às 12h30, com apresentação de Marcos Robério e produção de Raquel Chaves.

Deixe uma resposta

*