15/07/16

O Disco da Semana apresenta 2º CD de Sebastião Biano

Mestre Sebastião Biano e o grupo Terno Esquenta Muié (Foto/Divulgação)

Neste sábado (16), ao meio-dia, o programa O Disco da Semana da Rádio Universitária FM 107,9 apresenta uma resenha do CD Chego Já, do tocador de pífano e compositor Sebastião Biano, acompanhado pelo grupo Terno Esquenta Muié.

Esquenta Muié é outro nome para as bandinhas de pífanos que existiam às centenas pelo Nordeste brasileiro. Também conhecida como Quebra Resguardo e Zabumba dos Pobres, essa formação instrumental é um dos pilares sobre o qual se constitui o forró, coletivo de vários ritmos populares nordestinos. As bandas de pífanos foram uma das primeiras influências de Luiz Gonzaga e do movimento da Tropicália, nos final dos anos 1960.

Sebastião Biano nasceu em Mata Grande (AL), no dia 23 de junho de 1919. Participou da Banda de Pífanos Zabumba de Caruaru com integrantes da família Biano desde a fundação, em 1924, até 1999, quando o irmão Benedito faleceu. Estreou em disco solo, o CD Sebastião Biano e seu Terno Esquenta Muié, lançado em 2015, aos 96 anos. Neste ano, prestes a completar 97, lança o segundo CD, Chego Já. O conjunto Terno Esquenta Muié é formado por Junior Kaboclo (pífano), Filpo Ribeiro (viola, rabeca e marimbau), Renata Amaral (baixo), e Eder “O” Rocha (zabumba e bateria).

A Banda de Pífanos de Caruaru tem origem em Alagoas, e nas viagens pelo sertão, chegou a tocar para Lampião e os cangaceiros. Na época, Biano era criança e dava seus primeiros passos como músico profissional. O repertório da banda incluía marchas, novenas, e temas dançantes, com andamento acelerado. Sebastião Biano é quase certamente o único detentor destas matrizes ainda vivo e em atividade e é o último remanescente dessa célebre banda de pífanos. O álbum Chego Já possui 17 temas. Com exceção da faixa final, o Bendito de Nossa Senhora Aparecida, as demais são de autoria dele. O disco foi viabilizado pela lei de incentivo à cultura do Estado de São Paulo (Proac), selo da Maracá Cultura Brasileira, com produção musical de André Magalhães e coordenação geral de Renata Amaral.

O programa O Disco da Semana é transmitido aos sábados, ao meio-dia, e tem produção e apresentação de Nelson Augusto.

Deixe uma resposta

*