23/01/17

Música Erudita apresenta Sibelius e Nielsen

Jean Sibelius é considerado um dos compositores mais populares da passagem do século XIX para o XX, e a sua música contribuiu na formação da identidade nacional finlandesa. (Reprodução/Internet)

O programa Música Erudita desta segunda-feira (23), de 22h à meia-noite, apresenta obras dos compositores Jean Sibelius (1865-1957) e Carl Nielsen (1865-1931). Entre as obras selecionadas para audição, estão a Karelia suíte opus 11 e a Sinfonia nº 4 em Lá Menor opus 63, de Sibelius, com a Orquestra Hallé de Manchester (Inglaterra), e regência do maestro John Barbirolli; e a Sinfonia nº 1 opus 7 e Sinfonia nº 2 opus 16, de Nielsen, com interpretação da Royal Scottish National Orchestra (Escócia), sob a batuta de Bryden Thomson. Em 2015, foram celebrados os 150 anos de nascimentos dos compositores Jean Sibelius e Carl Nielsen.

Johan Julius Christian Sibelius nasceu em 8 de dezembro de 1865, na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia, a 100 km da capital Helsinque. Ainda na infância, na família recebeu o apelido Janne e adotou a forma francesa do nome, Jean. Em 1885, terminou o ensino médio e foi estudar Direito na Universidade Imperial Alexandre, atual Universidade de Helsinque. Abandonou os estudos jurídicos e se dedicou à música na Escola de Música de Helsinque, posteriormente nomeada para Academia Sibelius em sua homenagem. Na época, estudou com o professor Martin Wegelius, e prosseguiu os estudos em Berlim e Viena, de 1889 a 1991. Sibelius foi um dos expoentes do nacionalismo romântico, e suas obras tiveram impacto na formação da identidade do povo finlandês. Entre as suas obras mais significativas, estão sete sinfonias, a ópera A Senhora na Torre, a Karelia Suite, o poema sinfônico Finlandia, além de música de câmara, peças para piano, coral e até música para rituais maçônicos. Jean Sibelius faleceu em 20 de setembro de 1957, em decorrência de uma hemorragia cerebral.

Carl August Nielsen nasceu em 9 de junho de 1865, na pequena cidade de Sortelung, na ilha de Funen, na Dinamarca. Nielsen nasceu em uma família humilde, e seu pai, pintor e músico amador, estimulou os doze filhos nas artes, em particular na música. O jovem Carl aprendeu a tocar piano e violino, e também alguns instrumentos de sopro, o que o levou a tocar corneta na banda militar de Odense. Entre 1884 e 1886, estudou violino e teoria musical no Real Conservatório de Copenhague. Em 1889, conseguiu um posto como segundo violinista na Orquestra Real Dinamarquesa, sob regência do maestro Johan Svendsen. De 1916 até sua morte, Nielsen deu aulas na Real Academia de Música Dinamarquesa. A obra de Nielsen é reconhecida por sinfonias, concertos e corais, em particular o Quinteto de Vento, a ópera Maskarade, e os concertos para violino, flauta e clarineta. Carl Nielsen faleceu de ataque cardíaco em 3 de outubro de 1931, em Copenhague.

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.